VidaNaGTA: Filmes e séries que foram gravados em Hamilton

O tema deste mês do Projeto #VidaNaGTA me trouxe um novo hobby: assistir filmes e seriados de TV, para tentar descobrir e identificar na tela o local da cidade de Hamilton em que eles foram gravados. E não pensem vocês que essa é uma tarefa fácil, tampouco, que a lista de filmes é pequena. Pelo contrário, a cada ano que passa, aumenta, e muito, o número de produções que resolvem utilizar a cidade como cenário em seus projetos. Somente em 2019, a indústria cinematográfica trouxe para Hamilton aproximadamente $60 milhões, com mais de 140 produções naquele ano.

Alguns dos principais motivos que atraem as produções cinematográficas aqui para a cidade, incluem a proximidade com Toronto e com os Estados Unidos, o fato de Hamilton possuir um aeroporto internacional que facilita o transporte de equipamentos, e os incentivos fiscais que são oferecidos para as empresas do ramo.

Além disso, Hamilton possui uma diversidade de cenários: regiões históricas, áreas industriais, zona rural, construções modernas, natureza abundante, ou seja, uma versatilidade que chama atenção de vários gêneros de produções.

Como mencionei acima, a lista de produções é enorme, mas vou citar aqui algumas que me chamam a atenção.

X-Man (2000)

Esse foi o primeiro filme que me despertou o interesse de ver as cenas gravadas aqui na cidade. Nessa foto extraída da internet (www.torontoist.com), está o prédio Liuna Station, o qual eu dediquei um post lá no Instagram falando sobre ele. Para conferir o post, clique aqui.

A cena do X-Man gravada aí na Liuna Station pode ser vista aqui nesse vídeo do Youtube. É uma cena clássica, e eu não me canso de assistir, apenas para ver esse prédio tão importante da cidade sendo mostrado tão nitidamente. Aliás, tem muitos outros filmes que foram gravados por lá: Despertar de um pesadelo (1996, com Geena Davies e Samuel L. Jackson), Designated Survivor (série gravada entre 2016 e 2019, com Kiefer Sutherland), Estocolmo (2018, com o ator Ethan Hawke), entre outros que serão mencionados mais adiante neste post.

Anne with an E (2017 – 2019)

A série de TV adaptada do clássico da literatura Anne of Green Gables, teve cenas gravadas no Westfiled Heritage Village que fica localizado aqui em Hamilton. O seriado foi cancelado após a conclusão da terceira temporada, e mesmo após um grupo grande de fãs se mobilizarem na internet pedindo o seu retorno, não existe indícios de que isso realmente ocorrerá. Eu já havia assistido as duas primeiras temporadas, antes mesmo de saber que existiam cenas gravadas por aqui. Quando soube que na terceira temporada eu conseguiria encontrar as cenas, não resisti e tive que assistir até o final, para poder fazer esse post com mais propriedade. Quando vi as cenas da igreja no seriado, eu não tive dúvidas de que eu já tinha passado por lá. Vale mencionar aqui que a entrada para o Westifield Heritage Village está inclusa no HCA Membership que eu mencionei nesse post aqui.

The Handsmaid´s Tales (2017 até o presente)

The Waterford's House from The Handmaid's Tale - Scene Therapy

Ainda não assisti o seriado de TV chamando The Handsmaid´s Tale, que assim como Anne with an E, também é uma adaptação de uma obra literária Canadense. Extraí essa foto da página scenetherapy.com, mas passo em frente a essa mansão sempre que saio para fazer as minhas caminhadas pelo bairro Durand aqui de Hamilton. Sei que também existem cenas que foram feitas na Liuna Station que comentei no início desse post, mas confesso que tenho vontade de assistir à série apenas para ficar tentando encontrar os lugares conhecidos. Eu estava em dúvida se a casa realmente tem essas grades do lado de fora, mas aí olhei para um foto que eu havia feito de lá há algum tempo, e comprovei que o cercado sempre existiu. Se você é fã da série, precisa vir aqui tirar uma foto em frente essa casa. Ela fica localizada na esquina da Bay Street South com a Aberdeen Avenue.

Ganhadores do Oscar de Melhor Filme

Gosto sempre de dizer que duas produções que já venceram a estatueta de melhor filme, tiveram cenas gravadas aqui na cidade de Hamilton. O primeiro deles, chamado Spotlight (2015) venceu o Oscar em fevereiro de 2016, e teve cenas gravadas dentro do Fórum aqui da cidade, e também na Main Street. A foto abaixo foi retirada da internet (themoviedistrict.com), mas eu me lembro de ir ido exatamente nesse local em 2016 para tirar uma foto do mesmo ângulo. Infelizmente não encontrei a foto nos meus arquivos, mas o que vale é a intenção. A igreja que está ao fundo dessa foto já foi registrada nesse meu post do Instagram.

Spotlight (2015) Filming Locations - The Movie District

O outro filme que venceu o Oscar é chamado no Brasil de A forma da Água (The Shape of Water, 2017). O diretor do filme, Guillermo del Toro é fã aqui da cidade de Hamilton, e já tem umas 3 outras produções que foram realizadas aqui na cidade: Mama (2013), A Colina Escarlate (Crimson Peak, 2015) e Histórias Assustadoras para contar no escuro (Scary Stories to Tell in the Dark, 2019). Sempre que o diretor vem para a cidade de Hamilton, ele faz questão de visitar restaurantes locais, e fica sempre pedindo recomendações em sua conta no Twitter.

The Shape of Water ganhou a estatueta do Oscar em fevereiro de 2018, e as cenas principais foram rodadas no centro da cidade de Hamilton. Me lembro de ter visto uma cena da prefeitura da cidade, e quase pulei do sofá de tanta alegria ao ver o prédio sendo mostrado tão nitidamente. A foto abaixo foi extraída do site atlasofwonder.com.

Modern offices headquarters

A vida e História de Madam C.J. Walker (Self Made: Inspired by the life of Madam C.J. Walker, 2020)

Eu não poderia deixar de falar desse seriado da Netflix, já que eu tive uma participação muito importante nele. No verão de 2019, enquanto ele estava sendo filmado aqui numa rua muito próxima da minha casa, eu estava trabalhando como entregador de Uber Eats para fazer uma graninha extra, quando recebi um pedido de entrega exatamente no local onde as gravações estavam acontecendo. A pessoa que fez o pedido trabalhava na equipe de produção, colocando uns cones laranjas na rua para impedir a passagem dos carros (esses cones são conhecidos por aqui, e sempre indicam que uma filmagem está acontecendo no local). A pessoa retirou o cone, deixou eu estacionar no local, pegou a sua entrega, agradeceu, e eu parti. Mas, fiz uma pessoa da equipe feliz, e pessoas felizes trabalham melhor. Resultado: o seriado deu certo, e eu participei dele!!!! A cena que estava sendo gravada era na igreja da foto abaixo.

A Bruxa do Bem (Good Witch, 2015 até o presente)

Desde que cheguei aqui em Hamilton, todos os anos eu vejo os famosos cones laranjas espalhados no centro da cidade, e sei que pelo menos uma das produções será desse seriadinho bem água com açúcar chamado Good Witch. Tem muitas cenas feitas na região norte da cidade, no prédio da McMaster Family Practice, onde fica o meu médico da família, na Liuna Station e também no Scottish Rite, uma mansão que hoje é utilizada para festas e eventos, mas que no seriado, é a prefeitura da fictícia Middleton. Já falei sobre o Scottish Rite aqui nesse post do Instagram.

Titans (2018 até o presente)

Se vocês assistirem o primeiro episódio da série Titans da Netflix, já verão logo de cara cenas gravadas aí na Prefeitura de Hamilton, caracterizada como Detroit Police Department. Essa prefeitura também me parece ser uma queridinha dos produtores cinematográficos, já que ela já apareceu anteriormente nessa minha lista, e ainda tem mais por vir. Como sempre passo por perto quando estou indo para o trabalho, fico querendo saber qual filme está sendo gravado por lá, e quando vejo em cena, fico muito orgulhoso da minha cidade. Comecei a ver Titans, mas confesso que não me interessei muito. O próximo seriado da lista, também do gênero de super heróis, me chamou mais atenção.

The Boys (2019 até o presente)

All The Boys filming locations you can visit in Canada!

Como mencionei acima, o seriado da Amazon Prime, me chamou bem mais atenção do que o Titans da Netflix, embora ambos sejam considerados do mesmo gênero. No terceiro episódio da primeira temporada de The Boys, uma cena foi gravada no Tim Hortons Field Stadium. Embora o seriado seja de Super Heróis, ele não é recomendado para crianças, já que exibe cenas de nudez, violência e linguajar pesado. O Tim Hortons Field é a casa do time de football aqui de Hamilton Tiger Cats, e eu fui assistir a jogo lá em 2019 e não entendi nada do começo ao fim. O que vale é a experiência!!!

The Umbrella Academy (2019 até o presente)

Seria um total desperdício eu falar sobre a série The Umbrella Academy aqui nesse post em apenas 5 ou 6 linhas, já que ambas as temporadas possuem muitas cenas gravadas aqui em Hamilton. Pensando nisso, eu decidir dedicar um post exclusivamente para ela, e colocarei fotos e endereços de todos os lugares que consegui encontrar. Caso você seja um fã do seriado, venha fazer um Tour pela cidade da Umbrella Academy.

KIN (2018)

Amazon.com: Kin [DVD] [2018]: Movies & TV

Eu nunca tinha ouvido falar desse filme KIN, mesmo ele tendo alguns atores muito famosos, como James Franco e Dennis Quaid. Não sou muito chegado nesse gênero, mas quando soube que tinham cenas gravadas aqui na cidade, eu resolvi encarar. Diferentemente de outras produções em que já assisto sabendo quais lugares eu verei em cena, nesse caso eu fui às cegas, então ficava olhando atentamente aos detalhes para ver se encontrava algo que reconheceria. Aproximadamente na metade do filme, consegui reconhecer o restaurante em que fui tomar café da manhã no dia que visitei a fazenda de Girassóis aqui em Hamilton. Falo sobre esse restaurante nesse post aqui do Instagram.

Se eu não vi, não aconteceu…

Além de todos esses filmes e seriados que mencionei acima, tem muitos outros que fazem parte da lista que produções que já passaram aqui pela cidade. Como não assisti a maioria deles, não posso comentar a respeito dos locais em que foram filmados, nem como foram as cenas. Aliás, vou partir do pressuposto que eles realmente aconteceram, mas como nunca vi, não posso falar com certeza. Entre esses filmes, posso destacar: Pânico na Floresta (2003), Terror em Silent Hill (2006), Hairspray (2007), O Incrível Hulk (2008), Robocop (2014), Poltergeist (2015), Shazam (2019), além da série Locke and Key (2020) da Netflix que ainda estou decidindo se vou ver ou não.

E aí, vocês já assistiram algum desses filmes aqui dessa lista? Conte para mim aqui nos comentários abaixo.

Agora não deixem de ver os filmes que as minhas parceiras de Projeto estão falando no Blog delas. Como todas moram em Toronto, imagino que a lista será bem recheada, então visitem os blogs através dos links que deixei aqui embaixo.

Livi – Baianos no Polo Norte

Gabriela – Gaby no Canada

Paula – Brasileira em Toronto

Sandra – Vamo Kombiná

Um abraço e até a próxima!!!

12 comentários

  1. Reinaldo! Que post excelente!
    Eu não fazia idéia que Hamilton era tão famoso! Adorei saber todos estes lugares, quero conhecer vários deles, principalmente o de Anne with an E que eu amo!!!

    Curtir

  2. Todas as vezes que vou para Prince Edward County recebo mil mensagens de pessoas perguntando se estou na terra da Anne with E – e é por isso que sei da série. Uma pena que parou na terceira temporada: parece que todo mundo gosta no Brasil. E que legal saber que varias partes dela foram filmados por ai. Ótimo post! Beijão

    Curtir

  3. Ahhh não, eles tem que colocar seu nome nos créditos do Madame CJ Walker!!! Se estava nos bastidores, nada mais justo! 🙂
    Eu fico viajando toda vez que reconheço um lugar. Anne with an E, Good Witch, Handmaid’s Tale, adoro! X-Men eu vou ter que assistir de novo porque acho que na época não conhecia Hamilton.
    Estou assistindo Murdoch Mysteries e tem muita coisa de Hamilton!

    Curtir

  4. Ahhh não, eles tem que colocar seu nome nos créditos do Madame CJ Walker!!! Se estava nos bastidores, nada mais justo! 🙂
    Eu fico viajando toda vez que reconheço um lugar. Anne with an E, Good Witch, Handmaid’s Tale, adoro! X-Men eu vou ter que assistir de novo porque acho que na época não conhecia Hamilton.
    Estou assistindo Murdoch Mysteries e tem muita coisa de Hamilton!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s