Projeto 6 on 6 Canada – Outubro 2020 – Thanksgiving: as coisas pelas quais sou grato aqui no Canadá

Se por um lado o 6 on 6 Canada desse mês é especial para mim, pois completo 1 ano que estou fazendo parte desse Projeto tão bacana, por outro, é um tema que me tirou um pouco da minha zona de conforto.

Seria uma total redundância dizer que o ano de 2020 está sendo um desafio para a maior parte das pessoas, então nem preciso dizer que isso me afeta por aqui também. Alguns dias são mais complicados que outros, e nesses momentos, a nossa visão fica tão afetada, que é até complicado encontrar os motivos que me fazem ser grato, como sugere o título do post de hoje.

Eu evito postar coisas nas redes sociais em dias que não estou nos meus melhores momentos, até porque, não gosto de deixar familiares e amigos achando que algo ruim esteja acontecendo por aqui. Mas a verdade é que não precisamos estar bem todos os dias, temos nossos altos e baixos, mas não uso a internet como um diário para fazer as minhas lamentações.

Ainda assim, não me sinto confortável de vir aqui hoje e escrever um textão falando de gratidão, de tudo de lindo que acontece na minha vida, de todas as coisas boas que têm acontecido comigo profissionalmente, quando na verdade não estou se sentindo exatamente assim. Também não quero deixar a falsa impressão de que tudo está uma merda, de que estou sofrendo, ou entrando em depressão. Apenas estou buscando um equilíbrio, para poder falar sobre esse tema com cautela, sem mascarar a realidade que estou vivendo.

Meio estressado, mas ainda sim “pagando de gatinho”

No Projeto 6 on 6 Canada de Agosto, falei sobre 6 momentos durante a pandemia que me fizeram seguir em frente, e continuo pensando daquela mesma forma. E sim, sou grato por todas aquelas coisas: pela saúde (minha, da minha família e amigos), pelo meu trabalho, pelo verão que tivemos, pelo outono que já começou lindo por aqui, pela vida!

Na próxima segunda feira, dia 12, celebraremos o Dia de Ação de Graças aqui no Canadá, o tradicional Thanksgiving. Na minha opinião é uma data comemorativa mais celebrada do que o próprio Natal, já que ela independe da religião. Infelizmente aqui em Ontário, os números da pandemia estão subindo consideravelmente, portanto, o Thanksgiving terá que ser comemorado de forma mais discreta, sem grandes reuniões. Isso não impede, claro, que a gente seja grato pelo dia, mas saber que não poderemos nos reunir com os amigos, é, de certa forma, bem frustrante.

No ano passado, nessa mesma época, escrevi o post Está aberta a temporada da saudade. Acho que isso também explica um pouco a forma como eu iniciei o meu texto de hoje. É mais uma dessas fases que todo mundo passa, mas que é bastante comum para quem mora distante da família. Quando começam essas datas comemorativas, começa a bater aquela saudade de estar mais perto deles.

Nem sempre o melhor caminho é em linha reta

Mas o que fazer quando a gente começa a sentir frustrado desse jeito? Bem, uma das opções é fazer algo que nos distraia, que nos dê prazer. Falei recentemente por aqui de sair para fazer uma caminhada, e isso continua sendo uma boa receita. Viajar, respeitando as medidas de segurança, também pode ser sempre uma boa alternativa. Aliás, a falta de férias é um dos motivos que está me deixando meio para baixo. Sinto que vou precisar tirar uns dias, mesmo que seja para ficar em casa (embora eu queira mesmo é passear).

E não é que refletir sobre um problema faz mesmo a gente começar a pensar de forma diferente? Ao escrever tudo o que postei acima, acabei de me dar conta que eu sou grato pela quantidade enorme de parques que temos aqui no Canadá. Que mesmo que eu decida ficar em casa nos meus dias de férias, tem tanta coisa que posso fazer para aproveitar esses dias, que provavelmente me manterei ocupado durante todos eles.

Por fim, acho que acabei conseguindo expressar por aqui aquilo o que eu queria para esse post. Ao mesmo tempo em que não quero parecer ingrato por todas as coisas que já conquistei, também não quero ficar exalando um estado de espírito que não condiz com a realidade. Acaba com aquele paradigma de que na internet todo mundo está feliz 100% do tempo. Não é verdade. Mas para momentos como esse, agora sei que aqui em Hamilton posso encontrar uns brigadeiros gourmets bem gostosos para enfiar o pé na jaca. Graças a @bitesnbeyond, agora eu já posso adoçar esses dias em que eu estou meio azedo!!!

Não deixem de conferir os posts das demais participantes do Projeto 6 on 6 Canada. Deixei abaixo o link de cada um dos blogs participantes.

Um abraço a todos, e até a próxima!!!

Priscila – Victoria – Embarque com a Pri

Mariana – Calgary – Mariana Day Blog – De bem com a vida no Canadá

Elisa – Edmonton – Casei e Mudei

Gabriela – Toronto – Gaby no Canadá

Nanda – Ottawa – Sala da Nanda

4 comentários

  1. Adorei seu texto e a maneira deliciosa que vc finalizou: realmente nada como um bom brigadeiro para deixar a gente mais animado. Happy Thanksgiving!

    Curtir

  2. Amei Reinaldo, o post ficou ótimo! Todos nós temos esses momentos e dias que não estamos lá muito bem. Cada um tem a sua dor e direito de se sentir para baixo. Achei legal que você comentou que escrever de fez pensar nas coisas boas (quantidades de parques). As vezes, eu acho que falta oportunidade para colocar para fora o que estamos pensando e vivendo. Isso ajuda a pensar em alternativas e mostra que as vezes os nossos pensamentos são muito mais pesados quando estão lá dentro na nossa cabeça. Quando falamos e refletimos começa a ficar mais leve.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s