Vivendo em Hamilton nos últimos 365 dias

Há exatamente um ano eu tomei uma decisão importante: retomar com o meu trabalho aqui no Blog. Quem me segue há mais tempo, sabe que fiquei 3 anos sem atualizar nada por aqui. Nesse tempo, continuei recebendo mensagens, perguntas, e por mais que eu pensasse que seria melhor tirar o blog do ar, eu sabia que tinham informações importantes, que poderiam ajudar quem estava do outro lado planejando a vinda para o Canadá.

Em abril de 2019, no entanto, percebi que eu continuava indo aos grupos do Facebook de brasileiros no Canadá ou mesmo de Hamilton, e estava sempre respondendo perguntas, esclarecendo dúvidas de pessoas, e aí entendi que eu ainda tinha coisas para falar. Foi naquele momento que decidi que era hora de voltar a atualizar o blog.

Nesse último ano muita coisa aconteceu. Criei um perfil no Instagram para me comunicar mais rapidamente com as pessoas, fiz contatos com outros blogueiros e/ou Instagramers, comecei a participar de dois projetos no Blog (6 on 6 Canada e #VidaNaGTA), desenvolvi algumas parcerias, enfim, foi um ano de bastante trabalho por aqui.

Para fazer uma retrospectiva desses últimos 365 dias, resolvi listar aqui os 10 posts mais lidos desde abril de 2019. Como alguns deles são mais antigos, se você ainda não teve a oportunidade de ler, então aproveite esse momento agora.

1- Quanto custa a carne no Canadá?

wp-1587930682972.jpg

Esse é, sem sombra de dúvidas, o post mais lido do Blog Vivendo em Hamilton desde a sua existência. Publiquei esse texto em Agosto de 2015, ou seja, ainda no meu primeiro ano aqui no Canadá. Acho até que esse post merece uma parte 2, ou mesmo uma atualização, pois no decorrer dos anos, fui conhecendo outros cortes de carne, descobrindo outros locais em que posso comprar com preços mais acessíveis, enfim, há muito mais para se falar sobre esse tema. Naquela época, por exemplo, eu ainda não tinha comido picanha por aqui. Enquanto eu não atualizo o post, clique no link que deixei ali no título dele e vá checar os valores da carne por aqui.

2- Compras no supermercado no Canadá

wp-1587931367465.jpg

Assim como o post anterior, esse aqui não me surpreende que esteja entre os mais visitados. Me lembro que quando eu estava no Brasil, eu gostava também de acompanhar vídeos e textos falando sobre esse assunto. Escrevi esse post em Janeiro de 2016, e acho engraçado que os preços de lá para cá, não mudaram muita coisa. Assim, se você está vindo para o Canadá, fique a vontade para visitar esse texto quantas vezes quiser, pois através dele você conseguirá calcular, aproximadamente, qual será o seu gasto mensal com supermercado, caso você consuma esse tipo de produto que eu listei.

3- Sobre Nós

wp-1587932086644.jpg

As visitas a essa parte do Blog cresceram consideravelmente a partir de April 2019. É muito comum que quando a gente visite um site desses pela primeira vez, a gente queira saber um pouco sobre quem escreve os textos. Em Abril em 2019, quando anunciei que estava retomando às atividades por aqui, informei também que estava “seguindo carreira solo” e que todos os textos seriam apenas sobre mim. Como optei por manter todos os posts mais antigos, deixei a descrição original do Blog e todos os seus personagens, no entanto, deixei claro (ou achei que tinha deixado) que aquela composição já não era mais a mesma a partir daquele momento.

4- Alugando apartamento no Canadá

wp-1587932558974.jpg

Esse é um assunto que interessa a todos, afinal, uma das maiores preocupações para quem ainda está no Brasil, é como será para alugar um imóvel quando se chega por aqui. Eu morria de medo de chegar aqui, e os 15 dias que eu tinha reservado no AirBnB não serem suficientes para eu alugar um local permanente. Eu tinha pavor da ideia de ficar sem ter onde morar. Nesse post, eu dou algumas dicas de como eu fiz para conseguir alugar o meu apartamento, e sempre que tenho a oportunidade, eu falo sobre isso no meu perfil do Instagram também. Caso isso tenha despertado a sua curiosidade, não deixe de visitar o post original.

5- 6 coisas que eu faria diferente se me mudasse hoje para o Canadá.

wp-1584272344472.jpg

Esse foi um dos posts que mais gostei de escrever, principalmente, porque depois de 5 anos morando aqui, atingi uma maturidade que me permitiu olhar para trás e ver que algumas escolhas poderiam ter sido melhor tomadas. Além disso, fico feliz de ver que esse é um dos posts que faz parte do Projeto 6 on 6 Canada, do qual faço parte desde Outubro de 2019. Se você perdeu esse post, não deixe de conferir agora.

6- Quanto custam as frutas no Canadá?

wp-1587933566356.jpg

Esse post entra na mesma linha dos posts anteriores sobre carnes e compras no mercado, portanto, ocupa o sexto lugar da lista sem muita surpresa. Nele eu falo sobre as frutas que eu costumava comprar com maior frequência. Acho que ele também merece uma atualização com algumas outras frutas que comecei a consumir de lá para cá. Recomendo a leitura com certeza.

7- Onde morar em Hamilton?

wp-1587933944871.jpg

Está aí um post que definitivamente merece uma atualização, afinal, no meu Instagram, eu tenho uma série de destaques em que mostro exatamente as ruas que menciono nesse texto escrito em Novembro de 2015. Se você nunca viu esse post, recomendo que você faça a leitura e, na sequência, vá para o meu Instagram e assista cada um dos vídeos que postei por lá. Acho muito mais fácil de entender melhor essa região que recomendo no meu texto se você conseguir ver as imagens.

8- 6 produtos que conheci no Canadá e agora não vivo sem

Esse post dispensa comentários, pois ele foi publicado muito recentemente, e eu acredito que todos vocês já passaram por ele. Assim, nem vou ficar por aqui falando muito sobre esse assunto e já pularei para o item número 9.

9- Hamilton ou London: e agora?

wp-1587934500049.jpg

O post de número 9 foi algo que demorei muito para entender o porquê das pessoas sempre pedirem a minha opinião sobre a cidade de London, até que tive a oportunidade de conhecê-la e compreendi melhor os motivos. Escrevi esse post fazendo um comparativo entre as duas cidades, e acredito que ele pode ajudar quem está em dúvidas sobre uma cidade ou outra.

10- Iniciando a vida aos 40 (ou próximo dele)

wp-1587934978906.jpg
Docinhos da minha festa de 39 anos no Brasil.

Este foi um post que inspirou muita gente que ainda está no Brasil. Nele eu conto um pouco sobre a minha trajetória mudando para o Canadá aos 36 anos, e recebendo a minha residência permanente aos 39. Muitos que ainda estão se preparando para imigrar, têm muito receio em relação à idade, e gostaram de acompanhar no meu texto, que apesar da idade não ajudar diretamente no processo de imigração, ela não dificultou a minha adaptação aqui no país, nem limitou as minhas oportunidades de emprego. Espero que essa experiência seja semelhante para todos os que ainda planejam vir para cá.

 

Bom, esses foram os 10 posts mais lidos desde Abril de 2019. Alguns deles são bem antigos e merecem uma atualização. Outros são mais novos e já fazem parte dessa versão mais interativa com o meu público do Instagram. O que eu sei, é que ainda virão muitos mais posts pela frente, e para isso, eu preciso da ajuda de vocês para saber que tipo de material vocês preferem. Vendo essa retrospectiva aqui, percebi que ainda há um interesse muito grande por assuntos que eu achava interessante falar lá em 2015 e que hoje estou “negligenciando-os”. Não costumo falar muito de preços, ou de supermercados no meu Instagram, mas, acabo de perceber que talvez eu precise revisitar essa questão. Vivendo e aprendendo!!!!

Um abraço a todos e até o próximo post.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s