Como manter o seu Credit Score em um momento de crise

Há tempos eu planejava trazer convidados aqui no Blog Vivendo em Hamilton para discutir assuntos que eu não domino, mas que considero importantes para quem está no Brasil planejando a viagem para o Canadá, ou mesmo para quem já mora aqui, mas que tem dúvidas sobre o tema.

O post de hoje, por exemplo, é um desses temas que eu considero extremamente relevantes, por isso resolvi convidar alguém que conhece bem do assunto para falar sobre ele de forma leve e bem explicativa. Assim, quero apresentá-los a Flavia da Silva que é Mortgage Broker em Toronto pela Lending Logic Financial lic. 11782 e já possui mais de 10 anos de experiência no Canadá. Recentemente ela escreveu Credit Score: O Guia Prático e Fácil que já foi nomeado best-seller em sua categoria na Amazon Canada. Desde então, já foi convidada a dar palestras e seminários em várias cidades do Canadá para ajudar a comunidade de língua portuguesa a conseguir um bom crédito e comprar imóveis de forma descomplicada.

Amazon.com: Credit Score: O guia prático e fácil (Portuguese ...

Pedi à Flavia que escrevesse para os leitores aqui do Blog algumas dicas de como cuidar do Credit Score nesse momento de crise que estamos vivendo agora. Vejam abaixo o texto dela:

“Os acontecimentos dos últimos meses deixaram famílias mundo afora com dificuldades financeiras difíceis de lidar. É compreensível a preocupação, porque, afinal, ninguém sabe quando o cenário econômico voltará à normalidade e, ainda assim, as contas continuam chegando.

Em meio a esses problemas, não surpreende que o Credit Score esteja bem abaixo em nossa lista de prioridades; porém, sua importância continua e não há políticas ou protocolos das Credit Bureaus em relação à crise do COVID-19, implicando que as regras continuam as mesmas.

Eu, como Mortgage Broker, acredito que o Credit Score continuará relevante, e nós precisaremos dele principalmente nos momentos pós-crise. Por isso é importante tomar atitudes que, dentro do possível, reduzam o impacto em sua pontuação.

O principal nesta situação é não atrasar pagamentos. Cartões de crédito, por exemplo, estão sendo mais usados do que o normal. Você pode até fazer o pagamento mínimo da fatura e deixar o restante pendente, mas certifique-se de fazer este pagamento dentro do prazo!

Se você tiver outras linhas de crédito além do cartão e agora já não possui renda suficiente para pagá-las, é muito importante que você contate os seus credores antes de tomar qualquer atitude. A cada momento são refeitas várias negociações de dívidas, pois as instituições financeiras estão com diversos arranjos para as mais diferentes situações.

Não se esqueça também de fazer poupança e cortar os gastos desnecessários. Neste momento são mínimas as contas com transporte, por exemplo. A mesma coisa vale para os serviços que agora estão fechados, como academias. As suas contas de celular e internet móvel também podem ser reduzidas agora que é obrigatório ficar em casa. Pegue todos estes gastos e, se possível, jogue-os na poupança porque o futuro agora é incerto.

Outra ótima dica é contatar a Equifax e a TransUnion para deixar uma declaração em seu Credit Report. Essas empresas permitem que os usuários deixem registrados pequenos textos em suas fichas explicando qualquer acontecimento; ou seja, se você perdeu muitos pontos, pode fazer esta solicitação às empresas para que no futuro, quando seu Credit Report for analisado por alguma instituição financeira, ela saiba que essa perda de pontos veio de uma situação fora do seu controle.

Em meio a todo esse cenário, devemos lembrar também de ter calma. O Governo Canadense e as entidades financeiras estão cientes de tudo o que ocorre e trabalham a todo vapor. O Canadá vem se demonstrando muito competente nesta crise e servindo de exemplo para muitos países. Poupe o máximo possível, corte os gastos desnecessários, fale com os seus credores e registre tudo em seu Credit Report. Assim como todas as outras, em breve esta também será uma crise do passado.

Se quiser saber mais sobre o Credit Score, não deixe de conferir o meu livro Credit Score: O Guia Prático e Fácil. Eu, como Mortgage Broker com mais de uma década de experiência no mercado canadense, trabalho com o Credit Score todos os dias e ajudar meus clientes é a parte mais gratificante da minha profissão.”

Quero agradecer a Flavia por ter aceitado participar desse post aqui no Blog. Deixarei aqui o perfil do Instagram dela para que vocês possam acompanhar mais sobre esse assunto, e também para esclarecer dúvidas sobre a compra da sua casa aqui no Canadá.

Espero que as dicas que ela deixou, ajudem a todos que estavam preocupados com o Credit Score durante o COVID-19. Como sempre digo, tenho esperança que essa crise passe logo, e tudo o que pudermos fazer agora para minimizarmos os efeitos dela, por que não fazer, certo?

Um abraço a todos e até a próxima!!!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s