Lentes de contato no Canadá

wp-1583105112035.jpg
Foto extraída do site CooperVision. Eu não tenho esse zóio aí não.

O post de hoje é direcionado a todas as pessoas, que assim como eu, não conseguem mais se ver usando óculos, e utilizam lentes de contato durante a maior parte do tempo.

Recentemente me perguntaram na internet sobre o uso de lentes durante o inverno rigoroso aqui do Canadá. Acho engraçado que essa não foi a primeira vez que isso aconteceu, portanto, acho que essa seja uma dúvida de muitas pessoas, mas, nem todo mundo tem coragem de perguntar com medo de ser ridicularizados.

Para aqueles que têm curiosidade em saber, não, as lentes de contato gelatinosas não congelam no nossos olhos quando estamos expostos às temperaturas negativas que fazem por aqui. No meu caso, elas também não me incomodam quando eu saio em um dia de neve e os flocos ficam entrando nos meus olhos. Nunca perdi uma lente de contato por aqui por causa da neve. Podem ficar tranquilos! Aliás, um óculos me deixaria muito mais irritado durante uma tempestade. Eu não sou do tipo que posso tirar os óculos e continuar andando normalmente caso comece a chover ou nevar. Sem óculos eu não enxergo absolutamente nada.

Mas afinal, onde posso comprar minhas lentes de contato no Canadá?

Lentes de contato são vendidas normalmente em óticas por aqui, no entanto, por via de regra, é necessário apresentar a receita para poder comprá-las. Uma vez comentei sobre esse assunto em fórum numa rede social, e alguém indicou o site Clearly, que vende óculos e lentes para aqueles que já sabem exatamente as especificações e medidas que deverão ser utilizadas. Eu, sinceramente, nunca usei, então não posso falar sobre ele com muita convicção.

Diferentemente do Brasil em que a gente marca uma consulta com um oftalmologista sempre que queremos fazer um exame de vista para conferir se precisamos aumentar ou diminuir o nosso grau, aqui no Canadá, esse profissional tem um papel diferente do que estamos acostumados. Os ophthalmologists são os cirurgiões e especialistas em doenças dos olhos. Para ser consultado por um deles, precisamos de um encaminhamento feito por um optometrist.

O optometrist é exatamente o profissional que fará os exames de vista que estamos acostumados. Sabe aquela chatice de ficar lá tentando ler as letras minúsculas e embaçadas e ficar  escolhendo  entre uma lente ou outra, que, no meu caso, costumam sempre ser ruins? Pois é, esse profissional da visão é justamente a pessoa que prescreverá o seu óculos ou lente. Além disso, eles também fazem uma série de outros exames para detectar alguma anormalidade e, se preciso, te encaminhar para o profissional que eu mencionei anteriormente.

A maioria das óticas tem um optometrist de plantão para fazer o exame, e já aproveitar e te vender as suas lentes lá na hora. Em alguns casos, quando você compra as lentes com eles, ou eles oferecem um desconto no exame, ou fazem até gratuitamente. Eu, particularmente, prefiro ir numa clínica de olhos ao invés de ir numa ótica, pois, como não é algo que faço com muita frequência, gosto de fazer um exame mais rigoroso. Vale dizer, que esse tipo de exame não é coberto pelo plano de saúde provincial (OHIP, no caso de Ontário). Como eu tenho um seguro médico particular, como benefício da empresa, esse exame é coberto (até um limite de $110), uma vez a cada 2 anos. Normalmente o valor cobrado pela clínica ultrapassa o limite que tenho, então preciso complementar o restante do valor.

Assim que sou examinado, a clínica me encaminha para uma pessoa especialista em óculos e lentes que me auxiliará escolhendo aquilo que ficará melhor para mim. Esse profissional é chamado de optician, e ele não pode fazer a prescrição, apenas segue as instruções que o outro médico indicou.

Se você tiver um seguro particular, poderá utilizar o valor disponível para comprar as suas lentes. Por exemplo, se o seu seguro cobre até $200 para óculos ou lentes, e a sua conta final saiu por $275 (valor fictício), você precisará pagar do seu bolso os $75 que excederam o limite. Assim como o exame de vista, meu seguro me permite utilizar esse valor uma vez a cada dois anos. Caso você esteja cadastrado (a) como dependente no seguro do seu cônjuge, poderá enviar o recibo e solicitar reembolso parcial ou integral (dependendo do seguro) dos $75 que o seu plano não cobriu.

Escrever sobre isso foi mais complicado do que parece ser. Uma vez que vocês já estiverem aqui e utilizarem esse serviço, vão entender que não é tão complicado assim.

Minha recomendação

Se você está vindo do Brasil com a intenção de ficar por aqui por bastante tempo, ou até mesmo permanentemente, recomendo que você faça o exame de vista antes de sair de lá, e já traga um bom estoque de lentes para os primeiros anos. Não é surpresa para ninguém que nos primeiros meses aqui, a gente tem muitos gastos, e você provavelmente não vai querer pagar pelo exame e pelas lentes neste primeiro momento. No entanto, ficar sem atualizar as suas lentes pode ser prejudicial à saúde dos seus olhos, por isso, acho importantíssimo que você consulte o seu oftalmologista antes de mudar para o Canadá.

Produtos para limpeza e manutenção das lentes

Essa é a parte mais fácil para os usuários de lentes por aqui. É possível encontrar os produtos em qualquer rede de supermercados ou farmácias no Canadá. Acho, inclusive, o valor muito mais barato do que eu estava acostumado a pagar no Brasil. Lembrem-se que eu não fico mais convertendo as moedas, certo?

Eu costumava a usar o produto Opti-Free para limpar as minhas lentes quando eu morava no Brasil. Uma embalagem de 300ml dessa solução de limpeza multi-uso por aqui, custa, aproximadamente $11 + impostos no Walmart.

No entanto, desde que me mudei para cá, resolvi experimentar a solução da marca própria do Walmart chamada Equate, e eu pago numa caixa com dois frascos de 355ml, apenas $8. Não tenho nenhum problema com esse produto, e nesses 5 anos de Canadá, nunca tive nenhuma alergia nos olhos provocada pelo uso de lentes de contato e derivados.

wp-1583105339098.jpg

Bom, acho que com essa explicação já deu para vocês terem uma ideia de como funciona para adquirir e fazer a manutenção das lentes por aqui. Espero que este post tenha respondido às suas dúvidas sobre a utilização durante o inverno também.

Deixe aqui nos comentários se vocês já sabiam que existia a diferença entre esses profissionais dos olhos ou se isso foi uma novidade para vocês. Ah, não esqueçam de comentar também se gostaram da cara nova do Blog, ou se preferiam ele mais “raiz” como era anteriormente.

Um abraço a todos e até o dia 6, com o novo post do projeto 6 on 6 Canada.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s