Universidades e Colleges de Hamilton

Há tempos planejo escrever este post já que tenho recebido inúmeras mensagens através do Instagram solicitando que eu falasse sobre o tema.

Não é novidade para ninguém que Hamilton tem se tornado um destino muito procurado pelos brasileiros que pretendem vir para o Canadá através dos estudos, sejam aqueles que pretendem imigrar no futuro, ou aqueles que vem para fazer mestrado, doutorado e afins.

Este post servirá também para aquelas pessoas que já chegam no Canadá com status de residente permanente, mas que ou têm intenção de fazer algum curso por aqui, ou já tem filhos em idade de ir para a faculdade, e poderão se beneficiar, de alguma forma, com as informações que vou passar por aqui.

Falei brevemente no Instagram essa semana que existem 4 escolas de ensino superior aqui na cidade, sendo duas públicas e duas particulares. Abaixo falarei um pouco sobre cada uma dessas opções. Vale lembrar que tenho diversos posts aqui no Blog em que falo sobre a minha experiência como estudante, então recomendo que vocês comecem a leitura por esses posts mais antigos, assim saberão a minha opinião pessoal a respeito do Mohawk College, onde estudei entre 2015 e 2016.

Mohawk College

wp-1580987493168.jpg

O Mohawk é o College público aqui da cidade e a opção mais procurada pelos brasileiros que decidem morar em Hamilton. Ele faz parte da lista de Designated Learning Institutions, ou seja, ele é aprovado pelo Governo Provincial para receber estudantes internacionais. Além disso, após a conclusão do curso, os alunos deste college são elegíveis a solicitarem o visto de trabalho conhecido como PGWP (Post Graduation Work Permit). 

Atualmente o College possui 3 diferentes campus: um localizado na área da montanha de Hamilton (Fennell Campus), um na cidade de Stoney Creek, e um laboratório clínico localizado dentro da McMaster University, resultado de uma parceria entre as duas instituições.

As opções de programas se dividem nas seguintes áreas: Negócios, Artes e Comunicações, Serviços Comunitários, Saúde, Cursos Técnicos Especializados e Tecnologia. Nem todas as opções de cursos estão disponíveis para estudantes internacionais, portanto, é sempre importante pesquisar bem o site da faculdade, para saber se a sua opção de curso é uma delas.

A duração dos programas também varia bastante. Tem opções de 1, 2 ou 3 anos. Já falei em um post recentemente a minha opinião a respeito dos programas de 1 ano, normalmente chamados de Certificate. Sugiro que vocês confiram o texto aqui.

Para ilustrar este post, pesquisarei junto com vocês quanto custaria o curso de Business Accounting, o mesmo em que eu me formei em 2016. O curso é considerado um Diploma de 2 anos, ou seja, são 4 semestres. Existe a opção com e sem co-op. Se vocês clicarem neste link, poderão ver o preço total para o primeiro ano do curso. A opção com co-op (uma espécie de estágio remunerado) sai por CAD 16.481,81. O segundo ano provavelmente sairá um pouco mais do que isso, pois a cada semestre o valor aumenta um pouquinho. Além disso, tem as despesas com livros, que também não costuma ser muito em conta não. Escrevi um post em 2015 falando sobre isso também. Clique aqui para conferir.

O Mohawk tem um departamento específico para atender estudantes internacionais, inclusive com brasileiros fazendo parte do time. Recomendo que todos vocês que tem interesse em estudar lá, entre em contato com esse departamento para tirar todas as dúvidas. Tenho um post recente aqui no Blog onde falo sobre o valor da tuition comparado à minha experiência lá como estudante internacional. Também recomendo muito a leitura. Clicando aqui você será direcionado para o post.

Trios College

wp-1581990540128.jpg

O Trios não é um college exclusivo da cidade de Hamilton. Ele tem unidades em diversas cidades, e Hamilton é uma delas. O Trios é uma escola particular, também habilitada para receber estudantes internacionais, com o código na lista de Designated Learning Institutions, porém ela NÃO dá direito ao aluno de solicitar o visto de trabalho após a conclusão do curso.

A unidade de Hamilton fica no centro da cidade, portanto tem acesso fácil através do transporte público.

Os cursos oferecidos são na área de Negócios, Saúde, Direito, Logística e Tecnologia. No site da faculdade é possível encontrar todas as opções de curso, mas infelizmente, não dá para ter acesso aos valores. É necessário preencher um formulário para solicitar as informações e ter um representante do College respondendo as suas dúvidas.

Confesso que fiquei bastante curioso para saber o valor dos cursos, mas não quis preencher meus dados e depois ficar recebendo ligações e emails com propagandas da faculdade. Se algum de vocês fizer isso, volte aqui, por gentileza, e deixe um comentário contando como foi a sua experiência com o atendimento da faculdade. Ah, não se esqueça de nos contar também os detalhes e valores.

McMaster University

wp-1581990904588.jpg

A McMaster dispensa apresentações. Em 2019 ela foi considerada a terceira melhor do Canadá, e ficou na nonagésima colocação entre as melhores universidade do mundo. É uma universidade pública, habilitada para receber estudantes internacionais, com código na lista de Designated Learning Institutions e, na maioria dos casos, dá direito aos alunos de solicitarem o visto de trabalho após a conclusão do curso.

As áreas de atuação dos cursos são muito mais abrangentes do que as dos colleges acima. Existem inúmeras opções, portanto, uma pesquisa no site é fundamental para vocês conseguirem se situar.

Como fiz uma simulação do curso de Business Accounting quando eu estava falando sobre o Mohawk College, farei também a mesma coisa por aqui na McMaster. Obviamente a duração do curso da universidade é muito maior do que o college, e o nível de ensino também é superior. O primeiro ano do curso Bachelor of Commerce, por exemplo, sai por aproximadamente CAD 38.167,80. Um estudante doméstico para pouco menos de CAD 10.000 por esse mesmo ano.

Para quem é da área de pesquisa, há muitas oportunidades para concluir mestrados e doutorados por aqui, mas eu não entendo do assunto. Mas recomendo que vocês que têm esse interesse, procurem entrar em contato com os professores daqui e tentem buscar alguma dessas oportunidades.

Redeemer University

wp-1581991084376.jpg

Para encerrar esse post, falarei sobre a quarta e última escola. A Redeemer University é uma faculdade particular cristã, portanto, os cursos e as políticas da escola serão regidos, de alguma forma, pelos ensinamentos cristãos.

Assim como as demais escolas que citei anteriormente, a Redeemer também é credenciada para receber estudantes internacionais, tem o tal código e, surpreendentemente, para os alunos que concluem os cursos de Bacharel em Artes, em Ciências, em Educação, em Educação Cristã ou em Estudos Cristãos, podem solicitar o visto de trabalho após a conclusão do programa. Isso foi uma novidade para mim.

A universidade fica localizada em Ancaster, que faz parte da Grande Hamilton.

O valor da tuition para estudantes internacionais, de acordo com o site da universidade, sai por CAD 16.791,90. Uma pessoa que decide seguir a carreira na contabilidade, já que usei esse exemplo nas instituições anteriores, pode optar pelo Bachelor of Arts (que dá direito ao PGWP no final do curso), e escolher as disciplinas relacionadas a business e accounting.

Se a Redeemer nunca tinha passado pela sua cabeça antes, agora é a hora de pesquisar mais sobre a universidade, olhar o site, solicitar informações e, de repente, ela poderá ser uma daquelas surpresas boas que a gente encontra pelo caminho.

Eu não sei muito sobre a universidade e a reputação dela, mas já contratei ex-alunos de lá e não tive problemas com eles não. Sinceramente acho que vale a pena olhar para ela com a mente aberta.

Bom, essas são as opções existentes na cidade. O próximo passo para vocês que têm interesse em estudar por aqui, é pesquisar o máximo que puderem. Eu não sou consultor educacional, portanto, não saberei tirar dúvidas específicas. Tudo o que postei aqui, foi baseado nos sites de cada uma delas. Entrem em contato com os departamentos de admission e peguem com eles todas as informações necessárias.

Quando estiverem em Hamilton, não se esqueçam de me convidar para um café.

Uma ótima semana a todos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s