No mês passado fiz a minha primeira participação no Projeto #VidanaGTA, e depois que publiquei o meu post e fui ler os das minhas companheiras de projeto, fiquei impressionado com a qualidade e capricho empregados por elas. Achei o trabalho incrível e estabeleci meta de que quero me dedicar ao projeto com o mesmo carinho que elas o fazem. Acontece que veio o mês de fevereiro e o tema escolhido foi “Uma curiosidade sobre o inverno na GTA”.
Sei que, apesar do meu esforço para caprichar, vou correr o risco de ser taxado como repetitivo, mas justifico que é humanamente impossível para um morador de Hamilton não falar sobre as cachoeiras congeladas quando o assunto é uma curiosidade sobre o inverno.
Já falei sobre as cachoeiras em outros posts (esse e esse também), mas nunca dediquei um texto para falar somente sobre a beleza das mesmas durante a estação mais fria do ano.
Vocês podem estar se perguntando por que eu considero as cachoeiras uma curiosidade, e minha justificativa para tal é porque eu, mesmo sabendo que aqui faz frio, que a temperatura fica abaixo do zero, e portanto, é suficiente para congelar líquidos, nunca imaginei que um fluxo de água tão forte poderia de fato mudar do estado líquido para sólido.
Se voltarmos lá na quinta série do ensino fundamental, lembraremos (graças a Wikipédia, obviamente) que o processo de solidificação ocorre devido à perda de energia cinética das partículas que compõem a substância durante o processo de resfriamento, mas também pode ocorrer devido à mudança de pressão, ou graças à combinação dos dois fenômenos. Mas a verdade é: who cares??? Eu não, só quero mesmo ver é as cachoeiras bonitas.

O inverno de 2019/2020, no entanto, tem se mostrado bem ameno em comparação com anos anteriores, o que não permitiu que as cachoeiras ficassem completamente congeladas como já ficaram no passado. Em compensação, esse mix de água e gelo, tem deixado as cachoeiras com uma paisagem incrivelmente bonita. Ao mesmo tempo em que vejo o mundo de frozen na minha frente, escuto aquele barulho de água caindo, e essa sensação é indescritível.

Percebam como uma foto de um mesmo lugar, provavelmente batida num ângulo semelhante, muda de um dia para o outro, dependendo da temperatura externa. A segunda foto foi, sem dúvida alguma, registrada em um dia mais frio do que a primeira. Tem como negar que a paisagem fica realmente perfeita?
Nesses últimos dias tenho recebido bastante mensagens de leitores do Blog ou do Instagram me perguntando se existe algum roteiro das principais cachoeiras daqui de Hamilton que valem a pena ser visitadas nessa época do ano. Minha resposta é de que não existe um roteiro oficial, porém, há algumas cachoeiras em que o acesso é mais fácil do que outras. Vou listar aqui algumas que acho que valem a pena ser visitadas.
Devil´s Punch Bowl

Felker´s Falls

Tiffany Falls

Sherman Falls

Smokey Hollow

Webster´s Falls

Notem que para ilustrar esse post com a beleza que ele merecia, convidei 3 artistas locais para que eu pudesse divulgar o trabalho deles por aqui. Cada vez que olho para essas fotos que eles bateram, tenho vontade de largar o que eu estiver fazendo e ir lá visitar as cachoeiras com os meus próprios olhos. Deixei o link para o perfil do Instagram de cada um deles na legenda das fotos, e gostaria que vocês visitassem as páginas dos fotógrafos para verem outras imagens lindas que eles fizeram.
E agora que vocês já viram qual a minha curiosidade sobre o inverno, convido-os a clicarem nos links abaixo para ler os posts das demais participantes do projeto #VidanaGTA. Ah, não se esqueçam de comentar por aqui, qual dessas cachoeiras vocês gostariam de conhecer quando vierem para Hamilton.
Livi – Baianos no Polo Norte
Gabriela – Gaby no Canada
Paula – Brasileira em Toronto
Sil – Mundo da Sil
Dani – Vidal Norte
Eu estou de boca aberta com essas fotos! Tb fico impressionada em saber que o frio tem a capacidade de congelar uma cachoeira, e até Niagara Falls!
Adorei seu post Reinaldo, vc sempre traz conteúdo muito relevante e de forma muito irrevente ao seu blog!
CurtirCurtir
Obrigado Dani! É muito gostoso mostrar as coisas que fazem a gente amar as nossas cidades. Me lembro que quando eu estava no Brasil eu adorava ver essas coisas, mas era tudo tão limitado antes. Fico feliz de fazer parte de um projeto que dá às pessoas essa oportunidade.
CurtirCurtir
Nossa, Reinaldo, que lindas as cachoeiras!! Dá até vontade de encarar o frio pra conhecer!
CurtirCurtir
Reinaldo eu acho seus posts simplesmente fantásticos! Muito bem escritos e gostosos de ler. Eu já fiz um roteiro pelas cachoeiras no verão e estou louca para ir no inverno. Seu post me deixou com mais vontade ainda.
Um forte abraço!
CurtirCurtir
Obrigado Livi. Elas ficam bonitas demais nessa época mesmo. Se você tiver a oportunidade, venha sim. Vai adorar vê-las de perto.
CurtirCurtir
Que fantástico! 😀
É impressionante aquilo que a Natureza é capaz de dar!
Estas cascatas congeladas dão um toque diferente à paisagem.
Recentemente passei pela Islândia e vivi também esta experiência (a ser relatado no meu blogue que o convido a visitar).
Fantásticas fotografias.
Abraço e saudações de Portugal.
CurtirCurtir
Fala Nuno, beleza? É realmente incrível! Falo sempre dessas cachoeiras daqui com muito orgulho, porque a natureza é surpreendente. Gosto demais! Vou visitar seu blog, com certeza!!!
Abraços!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, se dúvida, Reinaldo! São sempre especiais.
Obrigado.
Abraços dos Açores! 🙂
CurtirCurtir