Hamilton ou London? E agora?

Desde que retomei com o Blog, em maio de 2019, e criei o perfil @vivendoemhamiltonblog no Instagram, tenho recebido inúmeras mensagens de pessoas dizendo que estão indecisas entre Hamilton e London, ambas cidades localizadas na província de Ontário.

Confesso que levei um certo tempo para entender qual a relação entre as duas cidades, afinal, eu nunca tinha ido a London e pouco sabia sobre aquele município. No entanto, tive a oportunidade de visitar rapidamente a cidade para ir a um show no Budweiser Gardens, o centro esportivo que é a casa do time de hóquei, London Knights.

A viagem de Hamilton a London tem aproximadamente 128 km e leva cerca de 1 hora e 30 minutos para ser completada. Embora não seja longe, admito que não gosto muito de dirigir na Ontario Highway 401, principalmente se as condições climáticas não estiverem muito favoráveis. Acontece que tenho amigos que moram na cidade, então, mesmo que esteja nevando, sempre tiver algum evento por lá com eles, irei com certeza.

wp-1580175550786.jpg

Depois de algumas visitas à cidade, compreendi que existem algumas características semelhantes entre Hamilton e London e, isso explica bastante o porquê das pessoas estarem divididas entre elas. Quando cheguei no centro da cidade, por exemplo, me senti em casa. Achei tudo tão parecido, inclusive a população de rua por downtown, cenário que já estou mais do que acostumado a ver por aqui, e em qualquer outra cidade de maior porte, como Toronto, por exemplo.

Embora a população de London seja de 383.822 habitantes (de acordo com o censo de 2016), a cidade é considerada a 11 maior região metropolitana do Canadá, já que inclui as comunidades vizinhas. Desta forma, é verdadeiro dizer que, assim como Hamilton, London é casa dos serviços de suporte à população mais carente, às pessoas com algum problema mental e/ou vício de substâncias químicas, e os moradores das cidades vizinhas que se enquadram em alguma dessas situações, acabam migrando para London para receberem o atendimento necessário. Isso explica o fato do centro da cidade ter me parecido tão familiar.

wp-1580175628235.jpg

Mas assim como a minha querida Hamilton, uma vez que você se desloca do centro da cidade, London tem lugares incríveis, que misturam aquela sensação de estar em uma cidade desenvolvida, mas com características de interior, e isso é exatamente aquilo o que eu admiro em uma cidade.

Para ajudar aqueles que estão em dúvida em qual das cidades escolher, separei alguns fatos sobre London que podem ser interessantes para a sua decisão.

1- Localização geográfica

London fica a aproximadamente 200 km tanto de Toronto, quanto de Detroit nos Estados Unidos. Hamilton, por outro lado, fica a aproximadamente 65 km de Toronto e a 76 km de Niagara Falls do lado americano.

2- Economia

De acordo com o site Wikipedia, entre os setores dominantes de London está a pesquisa médica,  a área de seguros, o setor industrial e, para a alegria de muitos, a área da tecnologia da informação. Ainda de acordo com o site de pesquisa, desde 2016, mais de 300 empresas de tecnologia foram abertas na cidade, no entanto, isso representa apenas 3% da força de trabalho do município.

Em Hamilton, como já citei em outras ocasiões, principalmente através do Instagram, a indústria siderúrgica dominou a cidade no passado, embora ainda seja uma das maiores empregadora aqui na região, mesmo depois da crise no setor. A área de tecnologia não é desenvolvida por aqui ainda, e muitos dos trabalhadores desse setor, acabam se deslocando para as cidades vizinhas e retornando para Hamilton no final do dia.

3- Taxa de Desemprego

Uma das coisas que ajudam bastante na decisão de escolher entre uma cidade ou outra, é analisar algumas variáveis que impactam diretamente na nossa vida. Uma delas, por exemplo, é a taxa de desemprego, uma vez que encontrar trabalho é prioridade para quem muda para um novo país (ou nova cidade, caso já estejam aqui no Canadá).

Em Dezembro de 2019, segundo o site Statistics Canada, a taxa de desemprego de London foi de 5,7%, sendo que entre Dezembro de 2018 e Dezembro de 2019, houve um crescimento de 0.7% nesta taxa, ou seja, aumentou o número de pessoas que buscam emprego na cidade. Apenas por comparação, a cidade de Toronto também registrou uma taxa de 5,7% em Dezembro, o que significa que London não está diferente de outras regiões aqui de Ontário.

Neste quesito Hamilton registrou um melhor índice, sendo de 4,5%, mas com um pequeno aumento de 0.2% em comparação com os últimos 12 meses.

4- Valor do Aluguel

Este, na minha opinião, é um dos fatores que mais pesam na decisão (e no bolso também) na hora de escolher um lugar para morar. Contei recentemente no meu Instagram, que em uma conversa de menos de 2 minutos fiz uma pessoa desistir de mudar para Hamilton depois que falei a média de preços de aluguel na região.

Segundo o site Rentals.ca, a média de valores em London para um imóvel de 1 quarto é de CAD 1219 por mês, enquanto um de 2 quartos sai, em média, por CAD 1575. No mesmo site, Hamilton sai na frente nos imóveis de 1 quarto, registrando uma média de CAD 1510, mas fica abaixo de London quando o assunto é 2 quartos, o que não acredito ser verdadeiro, registrando um valor médio de CAD 1537. Esses valores, no entanto, não diferenciam o tipo de imóvel e nem o tamanho, portanto, não podem ser levados como uma verdade absoluta. Recomendo para tal, uma pesquisa mais aprofundada em sites de oferta de imóveis como o Kijiji e Realtor.

5- Educação Superior

Quando o assunto é educação superior, tanto London quanto Hamilton são sedes de Universidades Públicas bem conceituadas no Canadá e no mundo. De acordo com o site Times Higher Education, A McMaster University de Hamilton está em quarto lugar no ranking das melhores universidades do Canadá, enquanto a Western University de London divide o oitavo lugar com as universidades de Calgary e Waterloo.

As duas cidades também possuem College público que estão sendo cada vez mais procurados pelos brasileiros que querem começar a vida aqui no Canadá: o Fanshawe College de London, e o Mohawk College de Hamilton.

 

Bom, acho que depois destes dados que divulguei acima, fica mais fácil entender as semelhanças e diferenças entre as duas cidades. Confesso que depois que visitei meus amigos em London, senti que eu moraria lá se tivesse uma boa oportunidade de trabalho. Gosto bastante de Hamilton, por todos os motivos que já falei anteriormente, principalmente pela localização geográfica, mas embora tenha um blog chamado Vivendo em Hamilton, não tenho raízes criadas por aqui, então, nunca se sabe como será o dia de amanhã. Mas para vocês que estavam na dúvida entre as cidades, espero que este post tenha ajudado de alguma forma. Se você é uma dessas pessoas que está tentando decidir ainda a sua cidade, deixe um comentário aqui abaixo explicando qual desses fatores que mencionei pesará mais na sua decisão.

Um abraço a todos e até a próxima!!!

2 comentários sobre “Hamilton ou London? E agora?

  1. Reinaldo, esse post parece que foi feito por encomenda para mim! Após diversas pesquisas, são justamente estas duas cidades que encabeçam o meu “Projeto Canadá”. Parabéns pelos detalhes e comparações expostos, muito esclarecedor! Suas impressões ratificam as informações que já obtive sobre as duas cidades. Apesar de serem semelhantes em vários aspectos, a possibilidade de entrar num curso com Co-op será um fator fundamental na minha escolha, também considerarei um local aprazível para crianças/adolescentes – tenho dois filhos, bem como oferta de atividades de lazer (nesse quesito penso que Hamilton leva vantagem). De qualquer forma, só depois da visita exploratória – este ano – é que poderei definir onde devo ficar. Obrigado pelo ótimo post! Sucesso!

    Curtir

    • Que bom, Paulo. Senti que há tempos eu precisava escrever esse post, pois aumentou bastante o número de pessoas divididas entre as duas cidades. Concordo com você que no quesito atividades para crianças Hamilton leva vantagem, pela proximidade com outras cidades maiores também, como Burlington, Oakville, Mississauga e Niagara Falls. Opções por aqui não faltam. Boa sorte aí no seu projeto!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s