Vida na GTA

A partir de hoje, 15 de Janeiro, o Blog Vivendo em Hamilton começa a fazer parte de mais um projeto – o Vida na GTA. Esse projeto, originalmente chamado Vida em Toronto, começou em 2016 e, nele, todo mês, diferentes blogueiros (as) que vivem em Toronto escrevem sobre o mesmo tema, assim como o Projeto 6 on 6 Canada, já conhecido por vocês leitores aqui do Blog. A novidade, no entanto, é que a partir de agora, o projeto não se limitará apenas a Toronto, mas será ampliado para a GTA.

Mas afinal o que é GTA? A sigla significa Greater Toronto Area, que traduzido para o português, significa Região Metropolitana de Toronto.

Tenho que confessar que antes de começar a escrever este post, eu sabia muito pouco sobre essa região de Toronto. Obviamente que tive que dar uma pesquisada para me informar um pouco mais e não falar nenhuma bobagem por aqui. Mas também não tenho interesse em tornar esse post uma cópia de sites de pesquisa, como a Wikipedia, por exemplo, pois isso vocês facilmente encontrariam no Google.

A minha falta de conhecimento sobre a região, por exemplo, se dá pelo fato de Hamilton nem sempre ser considerado como integrante da GTA, embora esteja tão perto de Toronto. Em alguns sites encontrei que a região é frequentemente citada como GTHA – Greater Toronto and Hamilton Area – justamente para poder incluir a região de Hamilton.

Se considerarmos a população de Hamilton como parte da GTA, temos um total de quase 7 milhões de habitantes (6.954.433 habitantes, de acordo com o censo de 2016), o que representa quase 20% da população total do Canadá.

Das 4 subdivisões da Região Metropolitana de Toronto, a única que posso dizer que conheço um pouco mais, é a Halton Region, já que ela abrange, entre outras, as cidades de Burlington e Oakville que ficam aqui do ladinho de Hamilton.

img_4423

Lake Ontario – Burlington, ON (Halton Region)

A Peel Region também não fica muito longe daqui, e além de já ter frequentado bastante a casa de amigos em Mississauga, é lá também que está o Toronto Pearson Airport, o que faz com que muitos de nós que estamos aqui no Canadá hoje, tenhamos entrado no país por lá.

wp-1578969350079.jpg

Belfountain Conservation Area – Caledon, ON (Peel Region)

Já a York Region é uma que não posso deixar de mencionar também, já que lá ficam dois lugares que me trouxeram muito (mas muito mesmo!!!) prazer. Um deles, na cidade de Richmond Hill, o restaurante Touro Steakhouse, que foi a churrascaria brasileira que mais gostei até o momento. O segundo lugar fica em Vaughan e é o parque de diversões Canada’s Wonderland, que gostei demais de conhecer no último outono.

wp-1578969903384.jpg

Canada’s Wonderland – Vaughan, ON (York Region)

A última, mas não menos importante região da GTA é a Durham Region, que eu acredito não ter visitado nenhuma cidade ainda. No entanto, no último final de semana, uma cidade que faz parte dessa área, quase matou todo mundo de susto por aqui em Ontário. Por volta das 7:20 da manhã dia 12 de Janeiro, recebemos um alerta sonoro no celular informando que havia acontecido um incidente na Usina Nuclear de Pickering, mas que não havia motivos para preocupação, pois não houve vazamento de material radioativo. Duas horas depois um novo alerta foi emitido, dizendo que o primeiro aviso tinha sido equivocado, e que não teve nenhum incidente na usina. A verdade é que a cidade de Pickering agora ficará marcada na minha memória, e sempre que eu ouvir falar dessa região da GTA, lembrarei do susto que levei naquela manhã de domingo.

img_20200112_105258_740

Pickering, ON (Durham Region)

O post de hoje foi mais uma introdução ao projeto #VidanaGTA. Todos os meses, no dia 15, 6 blogs da região postarão textos sobre o mesmo tema. E foi exatamente isso que fizemos hoje, então convido a todos para espiarem o que cada uma das demais participantes escreveu sobre a Região Metropolitana de Toronto. Ah, não deixe de comentar aqui, qual dessas regiões você já visitou.

Livi – Baianos no Polo Norte

Gabriela – Gaby no Canada

Paula – Brasileira em Toronto

Sil – Mundo da Sil

Dani – Vidal Norte

8 comentários sobre “Vida na GTA

  1. Oi Reinaldo,

    Adorei a forma como você abordou o tema, contando um pouco sobre o seu conhecimento de cada lugar. Aliás o que mais amo nesse projeto é que um mesmo tema ganha uma perspectiva totalmente diferente quando lemos cada post e não fica repetitivo. Seja bem vindo!

    Curtir

  2. Oi Reinaldo,
    Lendo seu post fiquei com ainda mais vontade de conhecer o Touro Steakhouse, pois já ouvi falar muito bem dele e o Belfountain Conservation Area que parece incrível!
    Seja super bem vindo ao projeto e parabéns pelo post.
    Abraços,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s