Ruas de Hamilton: Locke Street South

img_4086

Após longos meses interditada para o tráfego de veículos, a Locke Street South está finalmente aberta para carros e ônibus.

Mas quem ainda não conhece Hamilton, provavelmente não entende o porquê de tamanha celebração. A Locke Street é, na minha opinião, umas das ruas de Hamilton que mais tem a cara de cenário de filmes natalinos ou aqueles bem água com açúcar que costumavam passar na sessão da tarde no Brasil.

Aliás, para quem está no Brasil, tem uma série disponível no Netflix chamada The Good Witch, que apesar de se encaixar perfeitamente na categoria água com açúcar, é gravada em Hamilton, e a Locke Street sempre aparece por lá. Recomendo a série, não pelo enredo, mas para ver, em cena, diferentes lugares daqui da cidade.

Mas voltando ao motivo que faz com que essa rua seja tão charmosa, é que ela é uma combinação perfeita de casas residenciais, igrejas, comércio local, restaurantes e cafeterias, tudo num mesmo lugar. Aliás, as obras na rua que tiveram início nos primeiros meses de 2019, só terminaram agora em Dezembro, e isso prejudicou demais os comerciantes da região. Não é novidade que os Canadenses são muito dependentes de seus carros, portanto, frequentar uma rua de comércios e bares e não poder dirigir até lá, fez com que muitas pessoas escolhessem outras áreas da cidade para fazer compras e buscar opções de entretenimento.

Um dos principais pontos de encontro da Locke Street, é a mais famosa casa de donuts aqui da cidade. O Donut Monster é tão visitado, que não consegui, sequer, tirar uma foto da loja, pois sempre que tentava,  tinham pessoas em frente conversando. A cafeteria foi alvo de vandalismo em Março de 2018 por um grupo de “protestantes” que quebraram as janelas de vidro e trouxeram grande prejuízo para os proprietários. Mesmo assim, o Donut Monster conseguiu se reerguer e, frequentemente é obrigado a fechar o expediente mais cedo, pois a procura por donuts é tão grande que eles vendem tudo antes do dia acabar.

A Locke Street também é sede de festivais de rua, sendo um durante o verão e outro mais próximo do Natal, para incentivar as pessoas a fazerem compras nas lojinhas locais. Essas incluem antiguidades, livros, calçados, meias, artigos de decoração, brinquedos infantis, etc.img_4091

Um dos meus locais preferidos é uma cafeteria aberta aos animais de estimação. Já levei a Alice lá algumas vezes, e os cachorros podem transitar livremente, com exceção da área da cozinha, claro. Eles têm inclusive eventos em que reúnem uma determinada raça de cachorros no mesmo dia, mas quando promoveram o encontros dos shih tzus eu não pude levar a minha menina.

img_4098

O meu primeiro contato com a Locke Street ocorreu logo que cheguei no Canadá, enquanto estava abrindo a minha conta bancária por aqui. O gerente do banco, quando soube que eu moraria próximo à região central de Hamilton, me disse que não frequentava muito o centro da cidade, porém gostava bastante dessa rua badalada que ficava próxima de downtown. Quando perguntei mais sobre a rua, ele me disse que ela era bem popular por causa dos bares e restaurantes. Assim que tive uma oportunidade, fui conhecer por conta própria, e entendi o motivo dela ser tão conhecida.

No último sábado fui dar uma volta por lá e aproveitei para tirar algumas fotos de alguns dos comércios que me chamaram a atenção. Separei-os em categorias, assim vocês terão uma melhor ideia de como é a rua.

Bares e Restaurantes

 

Igrejas

 

Lojas

Além dos lugares que postei acima, tem salões de beleza, barber shops, uma unidade da biblioteca pública, corretora de imóveis, oficina mecânica, enfim, é uma mistura que faz parte do charme da rua.

Espero que agora, com a abertura da rua e a proximidade do Natal e todas as compras geradas por ele, o comércio local consiga se reerguer e a rua volte a ter a vitalidade que tinha antes. Enquanto isso, recomendo a todos vocês que estão lendo esse texto, que passem por lá para conhecê-la quando estiverem em Hamilton.

Um abraço a todos, e até a próxima!!!

 

4 comentários

  1. Espero explorar um pouco a cidade e região no próximo verão. Graças aos seus posts detalhados e muito bem elaborados, Hamilton parece bem diferente da que aparece nas descrições rápidas em outroa locais. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s