Atualizando os números por aqui

Em Maio de 2019 escrevi o texto Hamilton é uma cidade violenta/perigosa? em que falo um pouco sobre a violência e trago os números de homicídios na cidade.

Na época, me lembro de ter feito uma previsão de que o número de homicídios de 2019 seria tão alto, ou maior do que o dos últimos anos. Infelizmente tenho que admitir que eu estava correto. Hoje pela manhã, quando acessei a internet para checar meus e-mails, já vi a notícia de que na noite anterior houve um duplo assassinato na região central da montanha, contabilizando um total de 12 homicídios em 2019 até o momento.

Desde que iniciei meu trabalho aqui no Blog e, mais recentemente, no Instagram, tenho tentado trazer conteúdos importantes da vida cotidiana no Canadá, em especial na cidade de Hamilton, e sempre que tenho uma oportunidade, declaro o meu amor pela cidade. Mas, quando chega a hora de expor as fragilidades da região que escolhi para seu meu lar, não posso “cobrir o sol com a peneira” e fingir que nada está acontecendo.

Recentemente, há aproximadamente um mês, tivemos o caso que, na minha opinião, é o mais triste que aconteceu por aqui. Um adolescente de apenas 14 anos foi agredido e esfaqueado em frente a sua escola, e infelizmente não resistiu aos ferimentos. Segundo sabemos, esse adolescente estava sofrendo bullying na escola pelo mesmo grupo que o atacou no dia de sua morte. Não sei vocês, mas eu tenho uma maior facilidade de entender esses homicídios quando os envolvidos são partes das alguma gangue de rua, ou tem alguma participação maior com a criminalidade, mas quando são casos isolados, como o desse adolescente, realmente fico muito mais preocupado e indignado.

Obviamente que 12 ainda é um número pequeno comparado à realidade que estamos acostumados no Brasil. Acontece que foram 12 vidas perdidas, e 12 famílias (ou mais) abaladas por essas tragédias. Há motivos para repensar sua vinda para Hamilton? Creio que não. Como já falei anteriormente quando publiquei o post original, a grande maioria desses assassinatos tiveram alguma motivação e não aconteceram aleatoriamente. Não corremos o risco de andar pela rua e sermos surpreendidos por uma bala perdida, por exemplo.

Mas, a morte do adolescente Devan Bracci-Selvey, de 14 anos, deve trazer sim uma discussão maior em relação a como estamos educando as nossas crianças, e do cuidado que devemos ter quando o assunto é o bullying, sejam os nossos filhos a vítima ou o agressor. Sim, nossos filhos podem ser os agressores e não podemos fechar os nossos olhos para essa realidade. A escola daqui de Hamilton falhou em não tomar medidas punitivas antes que a coisa se agravasse, mas, vocês, como pais, devem fazer isso o quanto antes para evitar que tragédias como essa continuem acontecendo.

Apenas por curiosidade, o suspeito de ser o responsável pelo duplo assassinato que ocorreu na última noite, foi encontrado morto hoje pela manhã, no hotel em que estava hospedado em Brantford, cidade vizinha daqui de Hamilton. Segundo se sabe, ele tirou a própria vida após cometer o homicídio do casal aqui na montanha. Desconheço os fatos, mas já acho a história sinistra mesmo sem saber a motivação.

Não gosto de escrever sobre este tema, mas quando decidi representar a cidade de Hamilton para os brasileiros que pretendem viver por aqui, acredito que assumi um compromisso com a realidade, e mascarar fatos não faz parte da minha verdade. Sinto muito se, com isso, interferi no planejamento de alguém que planeja vir para a cidade, mas acho que isso também deve ser levado em consideração quando estamos na fase de planejamento e escolha do lugar para morar.

Novamente, não imagino que isso deva mudar ou influenciar a opinião de alguém, mas essa é apenas a minha opinião. Cada um sabe exatamente quais são os pontos cruciais para a escolha do lugar para viver. Resta-nos torcer para que esse número pare por aí.

Um abraço a todos e até a próxima!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s