Serviço Social em Ontário

african african american bangkok black
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Recentemente me pediram no Instagram (@vivendoemhamiltonblog) para falar um pouco sobre a área de Serviço Social aqui no Canadá, já que eu comentei que sou formado no Brasil e trabalho na área social por aqui. Como sei que este não é um tema de interesse geral, apenas de algumas pessoas que se identificam com o setor, achei melhor criar um post mais detalhado aqui no Blog, e deixá-lo disponível para todos aqueles que se interessam pelo assunto, ao invés de fazer uma série de stories lá no Instagram que ninguém assistirá até o fim.

Primeiramente, acho importante salientar que não trabalho como Assistente Social aqui, e também que não validei as minhas credenciais, portanto, assim como a maioria, eu também não tenho certeza de como o processo de validação acontece. Tenho interesse, claro, mas tenho receio de investir nisso, e ao final do processo, não obter o mesmo tipo de credencial que tinha no Brasil.

O Serviço Social aqui é dividido em 3 classes: Social Services Worker, Social Worker e Clinical Social Worker. Falarei a seguir sobre cada um deles:

Social Services Worker

O Social Services Worker, ou SSW, é a denominação para aqueles que estudam em um College, em um programa, normalmente, de 2 anos. Para quem procura um desses cursos por aqui, ele entra na categoria de Diploma. Aqui em Ontario (não sei dizer em outras provícias), uma pessoa que conclui um programa de SSW, pode se registrar no Ontario College of Social Workers and Social Service Workers, que é o orgão equivalente ao CRESS lá no Brasil. A maioria dos empregos para quem cursa o programa de Social Services Worker, não exige o registro no Conselho de Classe, e nem todas as empresas pagam um salário diferenciado para aqueles que o tem. Obviamente que existem aqueles empregos mais concorridos, em que o registro será um diferencial, portanto, se o objetivo é se destacar em relação aos demais candidatos, então pode valer a pena pagar a anuidade.

Os empregos mais comuns para quem é formado nesta área, são para trabalhar em casas de repouso, abrigos, programas de tratamento de dependência química, food banks, etc.

Social Worker

O programa de Social Work já é um curso de 4 anos em universidade. Ele te dá a formação de Bacharel em Serviço Social, e assim, quem conclui esse curso, se intitula como BSW. Neste caso, o registro no conselho é muito mais do que recomendado, pois a maior parte dos empregos disponíveis para um BSW exigirá a inscrição no OCSWSSW. Sem ela, você não poderá assinar nada como Social Worker.

As vagas mais comuns para quem tem esta formação, são geralmente em hospitais, presídios, programas de reabilitação, clínicas médicas, no entanto, um profissional desta área não é capacitado para dar aconselhamento ou aplicar qualquer tipo de terapia clínica. Para tal, é necessário um mestrado, e aí já entra em outra categoria, que falarei a seguir.

Clinical Social Worker

Como já mencionei brevemente, um Clinical Social Worker está no topo da categoria de profissionais da área do Serviço Social, e somente atinge este patamar, após ter concluído o Mestrado em Serviço Social. É bem semelhante ao que acontece com os psicólogos, que para fazerem atendimento clínico aqui no Canadá, obrigatoriamente precisam ter concluído o doutorado por aqui.

O CSW pode aplicar técnicas de terapia, que o fazem, muitas vezes, ser confundido com o profissional da Psicologia. No entanto, existe uma diferença, já que o CSW trabalha com os comportamentos sociais e emocionais apenas como forma de reintegração dos indivíduos na comunidade, enquanto o psicólogo explora esses comportamentos na sua raiz, com o objetivo de tratá-los.

Um Clinical Social Worker é muito bem pago aqui no Canadá, e a maioria dos profissionais desta área acaba trabalhando em Hospitais, mas também abrindo suas clínicas próprias. Quem sabe um dia resolvo validar as minhas credenciais por aqui e volto a estudar! Nunca se sabe, não é?

Acho interessante mencionar que para trabalhar em alguns dos empregos que citei neste post, nem é necessário ser formado exatamente em alguma destas categorias do Serviço Social. Uma formação na área de humanas, e o desejo de trabalhar com indivíduos vulneráveis, pode ser o pontapé inicial para ingressar na área social aqui no Canadá. Fica, portanto, a dica para quem tem este tipo de formação, está pensando em vir para cá e não sabe com o que trabalhar. Indico o site Charity Village para procurar empregos nesta área.

Espero que este post tenha ajudado. Boa sorte a todos vocês e até a próxima!

 

3 comentários

      • Estou tentando me preparar pra tudo, acho difícil trabalhar na área mas vamos ver os rumos que vou seguir em terras Canadenses.
        Seu blog ajuda muito com nossas dúvidas.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s