Os primeiros passos para quem vem estudar no Canadá

Postei este texto no perfil @vivendoemhamiltonblog do Instagram, e como a receptividade dele foi grande, quis deixar ele registrado aqui também.

Como sei que nessa época do ano tem muita gente chegando, não só em Hamilton, mas no Canadá com um todo, para iniciar os estudos por aqui, achei interessante postar uma lista de coisas que precisam ser feitas durante os primeiros dias da sua chegada. SIM, é bem comum se preparar por anos e depois que chegar aqui “ter um branco” e não saber nem por onde começar. Caso eu esqueça de algum item, fiquem a vontade para adicionar nos comentários, beleza? ⠀

• Study/Work Permit: assim que passar pela imigração, logo na chegada ao Canadá, você receberá os seus (e do cônjuge) permits. Não saia do aeroporto sem esses documentos.

• No primeiro dia útil desde a sua chegada, vá ao College fazer um check in e dizer que você já está por aqui. Se precisar fazer alguma prova de inglês, eles já agendarão na hora. Se ainda não selecionou seu timetable, eles de darão o acesso para você fazer isso. Aproveite para perguntar sobre a inclusão do cônjuge no Health Insurance do college.

• SIN: uma das primeiras coisas é tirar o seu Social Insurance Number. Procure pelo escritório mais próximo, confira a lista de documentos e horário de atendimento e vá fazê-lo. Você precisará deste documento para dar os próximos passos. Algumas pessoas já conseguem fazer o SIN no próprio aeroporto na chegada. Informe-se sobre essa possibilidade também.

• Conta no Banco: escolha um banco que te ofereça vantagens e que tenha um bom número de ATMs pela cidade. Existem boas opções de conta para estudantes ou new residents.

• Celular: você precisará de um número daqui para que seu futuro landlord te ligue para dizer que você foi aprovado para o apartamento/casa, então já feche o seu plano de celular assim que chegar.

• Aluguel: comece a busca por casa/apartamento. Saia na rua nas regiões que você pretende morar e entre em todos os imóveis que te agradarem. Ande muito. Veja o máximo possível de opções. Faça perguntas, observe tudo. Chore, pois o apartamento que você gostou é muito mais caro do que você pode pagar. Chore mais um pouco ao descobrir que só tem unidades disponíveis para 1 de Outubro e seu AirBnB só vai até o final de Agosto. Continue procurando. Se realmente tiver que ficar para Outubro, comece a pensar na extensão da sua moradia provisória. Isso é importante! Não deixe para a última hora.

• Preencher um application para o apartamento: uma vez que você escolhe seu apartamento, deverá preencher o application e levar sua documentação para aprovação. Alguns landlords pedirão para você já dar os cheques de primeiro e último aluguel. No dia que ele te ligar avisando que seu application foi aprovado, seu coração quase sairá pela boca. Prepare-se! Se a resposta for negativa, o coração sairá pela boca também, mas neste caso será de frustração. Não se deixe abater, continue a busca!

• Assim que você for aprovado, o próximo passo será comprar móveis/utensílios: Essa é a fase do processo em que o bolso começa a doer. O dinheiro vai saindo com uma rapidez que você nem imagina. É ok começar comprando somente os itens principais e depois ir comprando o restante. Sei que você quer postar no Instagram aquela casa perfeitamente devorada, mas você terá tempo de fazer isso no futuro, não precisa se desesperar agora.

• Se comprou os móveis na Ikea, agora a diversão será para montá-los. A cama e o sofá são as partes mais chatas, mas você ficará expert no assunto depois disso.

• A primeira comprar no supermercado também é divertida. Você provavelmente não terá carro, então é importante adquirir um daqueles carrinhos de mercado em que você coloca as compras e vem puxando ele. Super útil.

• TV e Internet: pesquise todas as companhias e veja aquela que te oferece os melhores preços/condições. Dê preferência a opções com internet ilimitada, pois você precisará muito dela para tudo.

• Uma vez que você já está instalado, com internet, com móveis e etc, será a hora de começar a procurar emprego. Prepara-se para a fazer dos NÃOS, ou mesmo das aplicações sem retorno. É um período frustrante. Você quer que as coisas aconteçam rápido e nem sempre este é o caso. Mande o máximo de curriculos possível. Se preciso, visite um deste centros de employment e peça a revisão do seu currículo e cover letter. Isso ajudará bastante no processo. ⠀

Nos primeiros dias no Canadá as suas emoções estão à flor da pele. Permita-se senti-las. É muito comum as pessoas planejarem muito antes de vir e depois que chegam aqui só chorarem. É normal, e passa.

Não se iluda com aquele perfil do Instagram favorito que chegou ontem e já visitou todos os lagos e pontos turísticos do Canadá. Não é a realidade de todos. Viva as coisas no SEU TEMPO. Você terá tempo de sobra para visitar tudo o que quiser/puder. Os primeiros dias são importantes para a sua adaptação, então resolva as coisas essenciais primeiro, mas sim, tire intervalos para descansar, dar uma volta, conhecer a cidade.

Welcome to Canada! Espero que você encontre aquilo o que veio buscar aqui. E se não for exatamente o que você procurava, aprenda a gostar das coisas novas que você encontrou. #TamoJunto ⠀

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s