Alugando apartamento no Canadá

Uma das principais dúvidas que se passam na cabeça de 10 entre 10 pessoas que resolvem morar em outro país é: “onde vou morar quando chegar lá?

Na época em que nós estávamos pesquisando tudo sobre o Canadá, encontramos em alguns canais do Youtube pessoas recomendando que procurássemos apartamento para alugar no site Kijiji. Confesso que fizemos isso durante um tempo, até que percebemos que de nada adiantaria ficar olhando fotos, sem saber se iriámos de fato gostar do local.

Nossa estratégia então, foi decidir, primeiramente, qual o lugar de Hamilton gostaríamos de morar e a partir daí começamos a nossa programação. Quem acompanha o blog há um tempo provavelmente já leu o post em que falamos sobre “Onde morar em Hamilton”.

Bay 100 - Effort TrustDepois que decidimos que queríamos aquela determinada região, esperamos nosso desembarque no Canadá e já no segundo ou terceiro dia que estávamos em Hamilton, começamos a nossa caçada. Tenho que admitir que fazer isso durante o inverno não foi muito fácil. No dia em que começamos nevou e depois mais tarde choveu, deixando as ruas da cidade uma verdadeira lama.

Tirando a questão do frio, o restante correu bem. Andamos pelas ruas que gostaríamos de morar, olhamos a fachada dos prédios e entramos em todos os que por algum motivo nos interessaram. Alguns deles tivemos que tocar o interfone e pedir para falar diretamente com o síndico, aqui chamado de building manager. Nessa hora você já precisa dizer que tipo de apartamento tem interesse, ou seja, se é de um, dois ou mais quartos.

Nos prédios em que há disponibilidade, o síndico ou algum outro representante da Administradora te levará para conhecer o apartamento. Lembre-se que este é o momento certo para fazer todas as perguntas. Além disso, tem que olhar cada detalhe para identificar se aquele é ou não um bom negócio. É importante conferir tudo: abrir as torneiras, o chuveiro, verificar se o ar está em uma temperatura agradável (principalmente se for inverno), olhar dentro dos armários, ver se as portas estão fechando/trancando, perguntar sobre vaga de garagem, ver se o elevador funciona, conhecer a lavanderia, ou seja, tudo. Se você trouxe o seu animal de estimação ou pretende adquirir um quando estiver aqui, também precisa perguntar se o prédio é pet-friendly, evitando assim, surpresas desagradáveis no futuro.

Caso se interesse pelo apartamento, você terá que preencher uma proposta com todos os seus dados e entregar alguns documentos que serão encaminhados para análise. Na época tivemos que esperar uns 3 dias até recebermos a confirmação da aprovação, e me lembro que ficamos totalmente ansiosos enquanto a resposta não vinha. Este é um dos motivos que eu recomendo que vocês fechem um local provisório por pelo menos 15 dias, assim terão tempo para resolver toda  a questão burocrática, sem correr o risco de ser colocado na rua.

Se sua proposta for aprovada, você terá que assinar o lease de 12 meses (esta é a prática mais comum por aqui) e fazer o pagamento do primeiro e do último aluguel. Nem todas as províncias aqui do Canadá permitem a cobrança do último mês, mas para quem vem para Ontário, já venha preparado para fazer o pagamento. A parte boa é que se daqui dois ou três anos você decide se mudar daquele prédio, não precisará pagar novamente pelo último mês. Neste caso, você terá que fazer uma carta, normalmente com 2 meses de antedecência, informando que deixará o apartamento naquela determinada data.

Já mencionei isso em outro post, mas acho que vale a pena reforçar. Faça o possível para fechar um apartamento em que você se sinta confortável. Lembre-se que você terá que ficar no local por, pelo menos 1 ano, e todo começo já é suficientemente desafiador. Não fique em um local que te trará um mal estar cada vez que você entrar nele.

Acho que é isso. Caso vocês tenham alguma dúvida ou alguma curiosidade sobre este assunto, escreva-nos um comentário que faremos o possível para respondê-los.

Um abraço a todos e até a próxima!!!

 

 

 

7 comentários

    • Boa noite André,
      Em todos os apartamentos que visitamos, todas as despesas referentes ao apartamento (com exceção da conta de luz) já estão inclusas no aluguel. Acredito que esta deva ser a prática mais comum por aqui. Sei que existe sim a taxa de condomínio, principalmente naqueles condomínios fechados de casas, mas não sei exatamente como funciona nestes casos.
      Abraços e até mais!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Boa noite, em termos de valores, qual a media de um apto com 2 ou 3 dormitórios vcs encontraram? estou com planos de mudar para o Canada, exatamente para hamilton (o que me levou ao seu blog) e fiquei interessado, não é muito bom chegar sem planejamento financeiro nenhum né =D

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Douglas,
      Os valores de apartamentos variam muito de uma região para outra. Não sei de dizer sobre os de 3 dormitórios, pois não chegamos a procurar na época em que chegamos. Provavelmente você encontrará aptos de 2 dormitórios a partir de 900 dólares. Vai depender muito do tipo de prédio, facilidades e disponibilidade na época em você vier. O custo de vida está subindo aqui na região e com isso os aluguéis estão ficando mais caros.
      Realmente vale a pena se planejar bem para não ter surpresas negativas quando já estiver por aqui.
      Abraços!!!
      Reinaldo e Mariane

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s