Onde morar em Hamilton?

Central Public School

Há um tempo venho planejando escrever sobre este assunto já que tenho recebido esta pergunta com uma certa frequência.

Quero apenas deixar registrado que a minha resposta é 100% baseada em minha experiência pessoal, portanto, as dicas que darei estão relacionadas com o meu dia-a-dia e podem não ser verdadeiras para todo mundo que nos acompanha. Por outro lado, quero deixar o espaço de comentários aberto para aqueles que, por acaso, tenham outras opiniões sobre lugares para morar aqui na cidade, assim, os leitores do blog podem ter acesso à diferentes pensamentos.

Para quem chega aqui no Canadá em situação semelhante à nossa (estudo, trabalho, etc) e sabe que precisará se deslocar sem carro por um tempo (às vezes longo), recomendo que escolha um apartamento ou casa em local de fácil acesso aos meios de transporte públicos. Exatamente por esta razão, assim que chegamos em Hamilton, já haviámos decidido que moraríamos nas proximidades do centro da cidade (downtown).

Quem opta por esta região, no entanto, precisa estar ciente de que como em qualquer outro lugar do mundo, o centro é movimentado, é mais exposto às diferenças sociais, possui construções mais antigas, ou seja, pode não se encaixar totalmente naquele perfil do “sonho norte-americano” que a maioria das pessoas idealiza. Por outro lado, conta com uma série de vantagens e facilidades que podem fazer toda a diferença durante a sua estada por aqui.

Entre estas vantagens, destaco a estação de trem e terminal rodoviário da GO Macnab Terminal
Station, o MacNab Bus Terminal (saída de ônibus circular para o Mohawk College, Lime Ridge Mall, Walmart, entre outros), a Central Public School (para crianças até 9 anos de idade), o hospital St Joseph e outros consultórios médicos (walk in clinics), e principalmente do Jackson Square, que é um complexo comercial onde se localiza um supermercado, lojas de roupas, operadoras de telefonia móvel, bancos, farmácia, cinema, praça de alimentação, acesso à biblioteca pública central e ao Farmer’s Market, além dos populares Tim Horton’s, Starbucks e Dollarama.

Jackson Square

Não apenas isso, quem mora nesta região central tem fácil acesso às ruas Main e King que possuem várias linhas de ônibus, inclusive para quem estuda na McMaster University ou trabalha na região de Ancaster ou Stoney Creek.

Minha dica, no entanto, é que você dê preferência ao lado sul de downtown, ou seja, quando estiver procurando seu apartamento, comece pelas ruas que ficam nas proximidades da James Street South. Uma vez que estiver na região, explore bem as ruas Duke, Charlton, Bay, Bold, Robinson, Hunter, Park, Caroline, ou qualquer outra que não se afaste tanto dos pontos que mencionei acima.

É importante ter em mente que o seu primeiro apartamento aqui no Canadá será um espaço temporário de pelo menos um ano, portanto, além de estar dentro do seu orçamento, é ideal que seja um lugar em que você se sinta confortável, afinal, o primeiro ano é cheio de desafios, e não há nada melhor do que ter um cantinho em que você possa colocar a cabeça no lugar para continuar a sua luta.

Espero ter respondido às dúvidas de quem tinha interesse neste assunto. Se ainda quiser maiores esclarecimentos, deixe o seu comentário ou sua opinião e nós ficaremos contentes em respondê-los.

Uma boa semana a todos e até a próxima!!!

6 comentários

  1. Olá, gostei muito do seu blog, bem explicado e cheio de curiosidades.Pretendo ir com marido e meus 3 filhos, gostaria de saber se tem umabase de custo de vida, por exemplo mercado e sobre montagem do primeiro apartamento, quanto mais ou menos fica.
    Obrigada por compartilhar sua experiencia. Fica com Deus.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Marcia, agradeço pelo comentário. Muito bom saber que estamos ajudando em algo. Acho sua pergunta bem pertinente e até penso mesmo em fazer um post sobre as compras de supermercado. Mas já que você questionou sobre isso, vou te fazer uma proposta. Que tal você me mandar uma lista de coisas que você incluiria em sua compra mensal e aí eu relacionaria os preços para termos uma ideia de quanto seria a sua despesa. Faria um post sobre isso usando os item que você me mandou e deixamos disponível para os demais leitores do blog terem uma ideia. O que você acha?

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s