Community CarShare: uma opção para quem não tem carro no Canadá

Embora eu tenha comentado anteriormente no Blog que é possível sobreviver sem carro aqui no Canadá, existe uma opção que pode ser interessante para quem já tem a carteira de motorista daqui, mas ainda não possui um automóvel.

Nesta região de Ontário, existe um serviço chamado Community CarShare. Este CommunityCarShare-Logo_Horizontal [Converted]serviço é operado por uma organização sem fins lucrativos que fornece aos seus associados, a possibilidade de utilizar os carros da frota, pagando por cada utilização.

Mas como funciona este serviço? O associado paga uma taxa inicial de $40 e escolhe o tipo de plano que mais se adequa às sua necessidades, dependendo da frequência de suas utilizações. Para quem deseja utilizar o serviço ocasionalmente, para tarefas rápidas como ir ao mercado, ou passear aos finais de semana, existe um plano mensal por apenas $5.

Parking Car Share SignSempre que o associado decidir reservar um veículo, poderá fazê-lo pela internet ou através do telefone. Uma vez que o carro já está reservado, é só se dirigir-se ao estacionamento mais próximo e retirá-lo. A partir daí começam a ser cobrados os valores pela utilização. Para este plano ocasional, o valor de cada uma das 4 primeiras horas, sai por $8. Da quinta hora em diante, fica por apenas $1 por cada hora adicional. Além disso, são cobrados 30 centavos por cada quilômetro rodado.

Dependendo da distância que será percorrida e de quanto tempo o associado pretende ficar com o veículo, este serviço é certamente mais vantajoso do que um taxi. Por outro lado, se o objetivo é fazer uma viagem mais longa, vale a mais pena utilizar os serviços convencionais de aluguel de automóveis.

O principal objetivo do Community CarShare é diminuir a quantidade de veiculos nas ruas e, consequentemente, contribuir para o meio ambiente. Já para o associado, a maior vantagem é não precisar mais se preocupar com seguro, manutenção e combustível, uma vez que isso tudo já está incluso no valor mensal.

Como nós ainda não temos a carteira de motorista de Ontário, não tivemos a oportunidade de utilizar o serviço, mas assim que tivermos a nossa carteira em mãos, com certeza nos associaremos.

Se alguém que nos acompanha já tiver experimentado algo parecido, por favor, dividam conosco como foi a sua experiência. E para aqueles que nunca tinham ouvido falar do Community CarShare, espero que esta dica tenha sido interessante.

Um abraço a todos e uma boa semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s