Agências de emprego no Canadá

employment_staffing1

Uma das primeiras coisas que passa pela cabeça da maioria das pessoas que chegam no Canadá com um visto aberto de trabalho (Open Work Permit) é: “e agora, por onde começar?”.

Assim como em qualquer lugar no mundo, existem diversas formas de conseguir o primeiro emprego, no entanto, hoje focaremos em apenas uma das opções: as agências de emprego (employment agencies).

Em geral, as agências prestam serviços para as empresas da região e, portanto, disponibilizam mão de obra especializada para seus clientes. Este tipo de agência costuma trabalhar, na maioria dos casos, com vagas temporárias e/ou operacionais, portanto, aquelas em que o salário é definido por hora trabalhada. Algumas destas oportunidades podem, no futuro, tornar-se vagas permanentes e os seus ocupantes podem ser contratados diretamente pela empresa para o qual estão prestando serviços.

Aqui na região de Hamilton, por exemplo, existem diversas agências, que embora anunciem vagas de suporte administrativo, finanças, contabilidade, recursos humanos, tecnologia da informação, a grande especialidade delas é recrutar candidatos para serviços gerais, operadores de máquina, ajudantes de produção, operadores de empilhadeira, entre outros. Para quem tem experiência nestas áreas e um bom nível de inglês que facilite a comunicação, certamente estas agências serão bastante importantes para o ingresso no mercado de trabalho.

No que diz respeito âs vagas administrativas, geralmente são disponibilizadas para cobrir algum funcionário permanente que está afastado de suas atividades, ou mesmo em férias. Assim, não é raro encontrar posições que sejam para pequenos períodos de trabalho, ou mesmo para apenas alguns dias.

Diferentemente do Brasil, onde as agências costumam trabalhar com um banco de currículos e quando aparece uma oportunidade que se enquadre naquele perfil, fazem contato com os candidatos, aqui no Canadá é muito comum que os próprios candidatos façam contato com a agência semanalmente para comunicar que ainda estão disponíveis. Desta forma, caso apareça, naquela semana, uma oportunidade, as agências costumam entrar em contato somente com as pessoas que demonstraram ainda estar à procura de emprego.

Já para as vagas em que existe uma grande rotatividade ou uma dificuldade de encontrar profissionais com aquele perfil, as agências costumam anunciar posições (mesmo que elas não existam naquele momento) para conseguirem um bom número de candidatos e assim, preencherem as vagas com uma certa facilidade quando elas aparecem. Sendo assim, não fique tão feliz quando ver que uma determinada agência anunciou o emprego dos seus sonhos. Ela pode somente estar chamando atenção do público, que provavelmente terá interesse em fazer o seu cadastro no banco de dados da agência.

Dentre as agências da região, destacamos abaixo algumas que tem se demonstrado serem as mais atuantes. Caso tenham interesse em conhecer outras opções, é possível encontrá-las através da ferramenta de pesquisa do Google, utilizando as palavras employment agencies in Canada.

Randstad: http://www.randstad.ca

Robert Half: http://www.roberthalf.ca

AppleOne: http://www.appleone.ca

Kelly Services: http://www.kellyservices.ca

Com base em nossa própria experiência, até o momento, podemos concluir que as agências são uma boa forma de iniciar as pesquisas de emprego quando se chega no Canadá, no entanto, não tem demonstrado ser a forma mais eficaz. Como mencionamos anteriormente, existem outras opções de busca e, assim como no Brasil, a indicação de pessoas que já trabalham naquele local, continua sendo a melhor forma de encontrar um emprego por aqui.

Esperamos que este post tenha sido interessante para vocês que nos acompanham e gostaríamos de saber se alguma vez vocês já encontraram um emprego através de uma agência especializada. Conte-nos aqui como foi esta experiência.

Um bom final de semana a todos e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s