Bye bye sedentarismo!

Que o sedentarismo é considerado o mal do século, isso não é nenhuma novidade. O stress do dia-a-dia, a falta de segurança, o trânsito, a preguiça são alguns dos motivos que levam uma pessoa a tornar-se sedentária.

O que podemos dizer, no entanto, é que a oportunidade de viver aqui no Canadá mexeu também com este lado da nossa vida. Desde que chegamos aqui, deixamos para trás o nosso histórico de pessoas sedentárias.

Já comentei aqui anteriormente que pelo fato de não termos carro ainda, fazemos as nossas atividades diárias utilizando o transporte público e também caminhando muito. É impressionante que, com o tempo, a gente se acostuma a esta realidade, e a cada dia vai ficando mais fácil percorrer grandes distâncias sem se importar com elas.

Mas a grande mudança mesmo é que agora sentimos a necessidade de nos DSC06058exercitarmos e os motivos são muitos. Primeiramente, Hamilton é rodeada pela natureza. Basta darmos alguns passos e já estamos cercados por árvores, o que torna nossa caminhada muito mais agradável. Se quisermos caminhar próximo ao lago, basta descermos a rua de casa e em menos de 20 minutos já estamos no parque. Se preferirmos fazer uma trilha, igualmente podemos chegar até a mais próxima em alguns minutos. Se estivermos sem muito tempo e preferirmos apenas dar algumas voltas em torno do parque, tem um campo de atletismo a algumas quadras daqui.

CAM02282Como viram, não há desculpas! Temos diversas opções para fazer do nosso exercício diário, um momento de descontração, ao invés de uma obrigação. As ruas aqui do bairro já são em si um ótimo motivo para nos animar. Cada vez que saímos para caminhar, ficamos admirando as casas da região e observando detalhes que nunca tínhamos reparado nos passeios anteriores. Quando percebemos, 40 minutos já se passaram. Este é, inclusive, o número que utilizamos como meta. Quando não temos tempo para fazermos as caminhadas mais longas,  fazemos questão de andar por, pelo menos, 40 minutos. Como fazemos isso com uma certa regularidade, podemos dizer que o sedentarismo já não bate mais à nossa porta.

Sabemos, é claro, que teremos um grande desafio durante os meses mais frios, entretanto, se desde já sentimos falta do exercício nos dias em que não conseguimos ir, certamente faremos um esforço maior para cumprir a nossa meta durante os dias de inverno. O importante é não ficar parado, mesmo que a caminhada seja mais curta.

Para quem tiver interesse de ver um pouquinho dos cenários que nós vemos durante os nossos exercícios, não deixe de assistir ao vídeo que postamos recentemente no Youtube

Um abraço a todos e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s