A difícil tarefa de sair da zona de conforto

Comfort Zone Quote

Um dos motivos que nos fez deixar o Brasil, foi que sentíamos que alguma coisa estava faltando em nossa vida, e gostaríamos de buscá-la enquanto ainda havia tempo.

Uma mudança como esta, por si só, já representa um ato de muita coragem e determinação, mas ainda assim não é suficiente. É preciso muito mais!

Já mencionei em outro post que sempre trabalhei na área de humanas. Como profissional de Recursos Humanos por muitos anos, até tive contato com os números, mas sempre preferi evitá-los o máximo que pude.

Quando escolhi o curso que viria fazer no Canadá até pensei em fazer algo que estivesse o mais próximo possível da área de Recursos Humanos, assim, além de não ter muita dificuldade para acompanhar as aulas, ficaria mais fácil para me inserir no mercado de trabalho depois. Assim que cheguei aqui, percebi que se eu realmente fosse estudar algo relacionado a RH, estaria desperdiçando uma oportunidade que a vida estava me oferecendo: a de recomeçar do zero.

Assim, o cara que sempre fez o possível para ficar longe dos números, acabou escolhendo estudar Contabilidade. Tenho que admitir que não está sendo nada fácil, principalmente porque além de ser tudo muito novo para mim, o curso no summer tende a ser mais acelerado do que o normal. Algumas disciplinas que normalmente levariam 14 semanas para serem concluídas, estão condensadas em apenas 7 semanas. Loucura total!

accounting

Há apenas duas semanas depois das aulas terem começado, fomos surpreendidos com a notícia de que teríamos um in-class quiz, uma espécie de prova mais rápida, e com um peso relativamente menor. O quiz teve a duração de apenas 20 minutos e exercícios dos dois lados da folha. A professora passou todas as instruções e pediu que lêssemos as questões cuidadosamente. Foi o que fiz. Mas quando terminei de ler, só ouvi a professora dizendo que faltavam só 15 minutos. A partir daí tive que correr. Acho que nem preciso dizer que não consegui terminar tudo a tempo, certo?

Se o objetivo da professora era dizer: “pessoal, acorde!!!”, ela acertou em cheio. Naquela noite, sonhei o tempo todo com os números. Era número para cá, número para lá, balanço, crédito, débito, tudo. Mas parece que adiantou. Aprendi a lição. Fiz alguns exercícios para praticar no dia seguinte e, pelo visto, consegui absorver o conteúdo.

Mas aí eu me pergunto: será que se tivesse escolhido cursar Recursos Humanos as coisas estariam mais fáceis? Provavelmente sim. Mas será que isso faria de mim um profissional melhor e aumentaria as minhas chances de ter sucesso aqui no Canadá? Talvez. E foi justamente por não ter certeza dessas respostas que escolhi aproveitar a chance de recomeçar e tentar fazer as coisas pelo caminho mais difícil. Sei que enfrentarei alguns altos e baixos, mas gosto de acreditar que o resultado final será recompensador.

Nossa história aqui no Canadá ainda está bem no começo, mas já conseguimos entender, até aqui, que as coisas só acontecem para aqueles que levantam da cadeira e vão batalhar pelos objetivos. Sei que muitas pessoas que lerão este texto também estão por aqui, ou pretendem vir algum dia, por isso meu conselho é: não tenha medo de arriscar. Se for preciso mudar, então mude! Vá em frente e saia da sua zona de conforto, mas não se esqueça de passar por aqui depois e nos contar como foi o resultado final.

Até breve!!!

3 comentários

  1. Parabéns pela coragem!
    Sair da zona de conforto já é difícil, ainda mais se jogar assim no mundão dos números, sendo que você não é um grande fã! Espero que continue dando tudo certo e mais uma vez parabéns pela coragem!
    É difícil no começo, como tudo, mas acredito que logo mais você colherá os frutos e se sentirá bem satisfeito da escolha tomada!
    Eu tb estou saindo da minha zona de conforto, mas para tentar trabalhar na área que sempre sonhei!
    O Canada nos permite isso e isso é maravilhoso *-*
    amo esse país *O*
    Bacana o post, bjs

    Tata e Nando

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário