Os primeiros dias de aula no Canadá

Mohawk College

Vejo com muita frequência, posts e vídeos falando sobre a importância de estudar no Canadá, e como isso impacta positivamente em sua carreira, seja para aqueles que resolvem voltar para o Brasil, ou para aqueles que pretendem ficar por aqui de vez.

Uma coisa que não me lembro de ter visto, no entanto, é alguém contando como foi a sensação dos primeiros dias de aula em um país que não é o seu.

O meu caso, por exemplo, além de envolver toda a ansiedade de estar fora de casa, ficou ainda mais intenso com a questão de voltar para a faculdade depois de tanto tempo. Sabia que as chances de ser o grandpa da turma eram muito grandes.

Como cheguei na cidade 3 dias antes das aulas começarem, não tive tempo hábil para resolver algumas questões burocráticas antes do primeiro dia. Assim que cheguei no Mohawk College tive que fazer o Assessment Test, que é um teste de inglês obrigatório para todos os alunos, inclusive os canadenses, pois ele te posiciona em uma turma da disciplina de Communication.

Não conheço outros Colleges aqui no Canadá, mas posso dizer que o Mohawk é bem grande, e eu fiquei perdido lá dentro por alguns dias. Para falar a verdade, agora que eu já estava me acostumando com a localização das minhas salas de aula, começou um novo semestre e meu schedule mudou completamente. Voltei a estaca zero!

Para começar com o pé direito, a primeira aula foi de Contabilidade. Vale lembrar que sempre trabalhei na área de humanas, portanto, enfrentar matérias como esta já foi o primeiro de meus desafios. Outro grande medo era de não entender o que os professores estavam falando, mas isso, felizmente, foi superado logo no primeiro dia. A segunda aula foi de Marketing, em um auditório lotado de alunos. Tenho que admitir que naquele momento eu me senti um “peixe fora d’água”. Tivemos que fazer uma atividade em grupo e discutir sobre um produto tipicamente canadense. Imaginem: eu tinha acabado de chegar no país, não conhecia produto nenhum, estava sem televisão em casa e para piorar, inseguro com meu inglês. Foi um fiasco total!!! Fiquei mudo durante os 20 minutos daquela atividade.

Depois que o trauma causado por aquela aula de Marketing passou, comecei a observar a quantidade de estrangeiros que tinha, não somente em minha turma, mas no college todo. São muitos! Chineses e Indianos em sua maioria. Percebi que eu não estava sozinho e isso foi me acalmando cada vez mais.

Conforme os dias foram passando, fui me sentindo cada vez mais confortável, não somente com o idioma, mas também com as disciplinas que estou cursando. Aos poucos você começa a fazer conexões, vai conhecendo pessoas, seus professores começam a notar que você está interessado no curso, e a coisa começa a fluir.

Ah, e eu não sou o grandpa da turma não, mas com certeza o papel de tiozinho ainda me cabe. No entanto, sei que meus cabelos brancos estão me ajudando muito neste processo.

Comecei este post falando sobre a importância de estudar no Canadá, e agora reafirmo isso. Mas digo que não é fácil. Requer muito esforço, dedicação, investimento financeiro e disponibilidade para fazer o melhor. Não deixei o meu país para vir aqui e fazer a coisa de qualquer jeito. Para conquistar os meus objetivos futuros, tenho que aproveitar o momento de agora e por isso tenho orgulho de dizer que encerrei o primeiro semestre do meu curso com notas excelentes. Fui “promovido” para o programa que escolhi no último minuto e, acreditem, farei Contabilidade!

E vocês que estão estudando fora do país ou pretendem vir também? Quais são ou quais foram os seus maiores medos? Dividam aqui com a gente também!

Um comentário

  1. Ah, minha querida Mohawk 😦
    Pena que não deu certo entre nós rsrsrrss
    Dizem que a Centennial é um dos Colleges com mais imigrantes, se você achou isso tudo na Mohawk, imagina o que vou achar na Centennial! rsrs
    Mas ta certo, deve ajudar um pouco a se sentir menos fora de casa…
    Espero ter uma boa impressão do College, pois do país já tenho! 🙂
    Obrigada por dividir a experiencia e desculpe a ausência…Tudo anda bem corrido

    bjs, Tata e nando.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s